Dicas & Curiosidade

Detran: Fique por dentro de todas as etapas para tirar a sua Carteira de motorista

O jovem quando está para completar os seus 18 anos, já fica ansioso em poder tirar a sua habilitação. Outros preferem esperar mais tempo para se sentirem seguros ou aguardam uma situação financeira mais favorável.

O que não pode acontecer é ficar adiando por não saber por onde começar ou julgar se que esse processo é trabalhoso ou burocrático demais. 

Inicie assim que possível, pois você passará por algumas etapas e o processo leva alguns meses para ser cumprido. Então, comece logo, para que você não perca oportunidades ou precise realizar as etapas na correria.

Quem pode ter CNH?

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser obtida por aqueles que atendem às seguintes exigências:

  • Ser penalmente imputável (ter 18 anos completos);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Possuir comprovante de residência.

Estando dentro dessas exigências, o aspirante a condutor pode dar início ao processo no qual precisa ter aprovações nos exames psicológico, de aptidão física e mental, conhecimentos em legislação de trânsito e prático de direção veicular.

Detran: Fique por dentro de todas as etapas para tirar a sua Carteira de motorista
imagem: Canva.com

Escolha a Autoescola

Você pode começar escolhendo o Centro de Formação de Condutores (CFC), conhecido popularmente como autoescola.

Estas empresas têm um importante papel na formação de condutores, pois passam conhecimento e prestam todo o apoio necessário ao candidato que deseja tirar uma carteira de motorista.

Na autoescola, o candidato terá que fazer 45 horas/aula com plano de conteúdo determinado pelo Contran.

A carga horária do curso é dividida da seguinte forma:

  • Legislação de Trânsito – 18 horas/aulas
  • Direção Defensiva – 16 horas/aulas
  • Primeiros Socorros – 4 horas/aulas
  • Meio Ambiente e Cidadania – 4 horas/aulas
  • Noções de Mecânica Básica – 3 horas/aulas

Posteriormente, os candidatos à CNH deverão passar por um treinamento em simulador de direção veicular com instruções e plano determinados pelo Contran. 

O preparo do candidato consiste em submetê-lo à direção em vias públicas com fluxo de veículos e pedestres.

O simulador emite dados sobre o aluno, como incidência de erros de conduta, áreas que o aluno teve mais dificuldade e até infrações de trânsito. Dessa forma, os instrutores conseguem incentivar a prática de ações que devem ser aprimoradas.

Exames necessários

A pessoa que desejar tirar a carteira de motorista, precisa submeter-se a dois exames iniciais: o exame psicológico e o exame de aptidão física e mental.

Estes exames são realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran. Os exames só podem ser realizados por médicos dessas clínicas.

O exame médico e o psicotécnico normalmente podem ser agendados pelo telefone da Clínica que consta na taxa de inscrição inicial, ou pessoalmente se direcionando à sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O candidato não pode escolher o local de provas do exame, para que não tenha possibilidade de ser favorecido ou beneficiado de alguma forma. Datas e horários ficam a critério do futuro condutor, conforme a sua disponibilidade.

Exame teórico

O exame teórico é aplicado pelo Detran e é o momento no qual avalia-se os conhecimentos adquiridos nas 45 horas/aula de curso e certificar que o aluno absorveu as informações que lhe foram passadas.

A prova teórica Detran tem 30 questões de múltipla escolha com apenas uma resposta certa. O candidato para ser aprovado precisa acertar pelo menos 21 respostas de:

  • questões sobre legislação de trânsito;
  • questões sobre direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas;
  • questões sobre noções de primeiros socorros;
  • questões acerca de noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • questões sobre noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas.

Para saber o que é necessário para dirigir fora do Brasil, precisa conhecer o regulamento do país de seu interesse. Em alguns países, com apresentação da sua CNH do Brasil, você está apto a dirigir. Em outros, exige-se a PID (Permissão Internacional para Dirigir) que deve ser utilizada juntamente com a CNH brasileira.

Ainda que um país não faça exigência da PID, pode ser interessante tê-la, pois a utilização desta pode facilitar autoridades locais na sua identificação ou em obter informações ao seu respeito pela tradução do documento em várias línguas.

Mesmo que você domine a língua local, algumas situações podem ser mais facilmente resolvidas se a documentação que você apresentar possa ser claramente lido por autoridades/funcionários do estrangeiro.

A distribuição é feita da seguinte forma:

  • 12 questões de legislação no qual também é cobrado a respeito de infrações e sinalização;
  • 10 questões de direção defensiva;
  • 3 questões de primeiros socorros;
  • 3 questões de cidadania e meio ambiente;
  • 2 questões de mecânica básica.

Para o aluno se sentir mais preparado, é aconselhável que faça o simulado detran rio de janeiro para não ser surpreendido com questões fora de seu conhecimento.

Aulas de direção no simulador

Visando tornar o futuro motorista, o mais preparado possível, nesta etapa são apresentadas situações que não poderiam ser reproduzidas com segurança em vias públicas, com o objetivo de tornar o aluno em um motorista mais preparado possível.

O aluno vivencia ambientes que imitam a realidade com diferentes graus de dificuldade e as aulas são evolutivas e possibilitam que o candidato aprenda a forma correta de reagir a estes eventos.

Essa etapa contribui para que o aluno fixe melhor o conteúdo teórico aprendido, exercite a concentração e a calma para vivenciar experiências como dirigir em rodovias, serras, sob chuva, neblina e aquaplanagem. 

Neste momento, o aluno recebe aulas em cenário noturno e sob efeitos do álcool no organismo, complementando assim a grade pedagógica para uma boa formação teórica e prática.

Aulas práticas

As tão esperadas aulas práticas em que o candidato se sente motorista e percebe que o processo está chegando ao fim. Nesta última etapa antes da prova, o aluno precisa cumprir 20 aulas práticas no veículo. 

Se o aluno escolher fazer 3 aulas de conteúdo noturno no simulador, ele precisará cumprir apenas 17 aulas práticas.

Prova prática

Esta é a última etapa para a obtenção da CNH e um momento decisivo no qual você não deve falhar e demonstrar ao fiscal total controle do carro, prudência, calma, preparo e responsabilidade.

Caso o candidato não seja aprovado, antes era necessário aguardar 15 dias para a realização de nova prova. Hoje, não é mais necessário, logo o aluno pode realizar a prova quando quiser. Todo o processo, tem validade de 1 ano, logo não deixe a prova prática para o prazo limite, pois caso seja necessário fazer novamente, você terá tempo hábil para isso. Esse prazo tem exceção do período de pandemia em que o Detran estendeu para os alunos, mas já está normal.


Gostou deste artigo? Compartilha com os seus amigos!

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo