Praias do Rio

​​​ 

PRAIA DO LEME

Praia do Leme / Leme’s beach
Pixabay License

Na Zona Sul do Rio, os bairros do Leme e de Copacabana são vizinhos e a Praia do Leme, mais tranquila e menos badalada como o bairro, é uma extensão da Praia de Copacabana.  No canto da praia chamado de Mirante do Leme, muitos pescadores aproveitam a encosta e realizam suas tradicionais pescarias.  Todos os dias turistas apreciam este ritual.  Ótimos quiosques e restaurantes espalhados por toda sua extensão oferecem enorme variedade de comidas típicas, petiscos e bebidas.  No topo do Morro do Leme existe o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, construído em 1722 para defender a costa de invasores franceses e holandeses.  Com uma vista maravilhosa de Copacabana, o forte está aberto à visitação de terça a domingo, das 09:30 às 16:30 horas. Com certeza, um passeio inesquecível!​

PRAIA DE COPACABANA

Praia de Copacabana / Copacabana’s beach

Localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a praia de Copacabana é uma das mais conhecidas do mundo.  Em sua orla, minuciosamente esculpida pela natureza, existe um badalado calçadão com inúmeros quiosques onde o turista encontra grande variedade de comidas e bebidas. 

Em sua larga faixa de areia, sempre acontecem eventos musicais e esportivos, além de ser comum a prática de esportes como o vôlei de praia, futvôlei, frescobol, peteca e futebol de areia.  Ótimos restaurantes, bares e hotéis são a marca registrada de Copacabana.  No mês de dezembro acontece o maior Reveillon do mundo com a tradicional queima de fogos, um espetáculo que encanta os cariocas e milhares de visitantes vindos de todas as partes do mundo.​

PRAIA DE IPANEMA

Praia de Ipanema / Ipanema’s Beach

Localizada no bairro de Ipanema, na zona sul do Rio, tem aproximadamente 2,6 km de extensão e também é mundialmente conhecida.
Inspiração para compositores como Tom Jobim, a belíssima Praia de Ipanema recebe turistas de todo o mundo e é frequentada também por surfistas e jogadores de vôlei de praia, frescobol e futebol de areia. À noite, próximo ao canal que divide o bairro de Ipanema do bairro do Leblon, a praia torna-se palco de shows ao ar livre que animam os moradores e turistas.  Vão desde concertos de música clássica a apresentações de artistas consagrados.​

PRAIA DO LEBLON

Praia do Leblon / Leblon ‘s Beach

Localizada no bairro do Leblon, na zona sul do Rio, tem aproximadamente 1,3 km de extensão com areias largas e ondas fortes.  A Praia do Leblon concentra hotéis de luxo e restaurantes descolados, sendo uma das preferidas pelos turistas. 
Continuação da Praia de Ipanema, começando no Jardim de Alá e indo até a encosta da praia, onde existe o Mirante do Leblon, local muito visitado por turistas que apreciam a beleza da vista da Praia do Leblon, de Ipanema e do Arpoador, bebendo uma deliciosa água de coco.  Este canto da praia é frequentado por surfistas que aproveitam os dias de ondas grandes.  Caminhadas no calçadão e passeios de bicicleta na ciclovia também são ótimas dicas para o turista relaxar.  Outros preferem praticar vôlei, futebol e futevôlei, ou apenas bater um papo e se bronzear nas areias da praia.  

PRAIA DE SÃO CONRADO

Praia de São Conrado / São Conrado’s Beach

​​​​Localizada no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio, tem em sua extensão um calçadão com árvores e bancos onde se pode sentar a apreciar a vista desta belíssima praia.  Lá o turista pode desfrutar de um vôo duplo de asa delta ou paraglider (parapente) realizado da rampa da Pedra Bonita com aterrissagem na Praia de São Conrado.  Neste bairro, também está localizada a mundialmente conhecida Favela da Rocinha. ​

PRAIA DA JOATINGA

Praia da Joatinga / Joatinga’s Beach

​Localizada no bairro do Joá, zona oeste do Rio, a Praia da Joatinga é uma praia pequena, com menos de 300 metros de extensão e quando a maré está alta, suas areias ficam cobertas pela água do mar, tornando-a inacessível.  Praia muito frequentada por surfistas e praticantes de body-boarding, que enfrentam suas fortes ondas.  Com difícil acesso, o turista tem que descer uma pequena trilha pelas pedras.  A praia fica dentro do condomínio da Joatinga, cujo acesso é através da Estrada do Joá, que começa no bairro de São Conrado estendendo-se até o Largo da Barra da Tijuca.​

PRAIA DA BARRA DA TIJUCA

Praia da Barra da Tijuca / Barra da Tijuca’s Beach

Localizada na zona oeste do Rio, com aproximadamente 18 Km de extensão, tendo seu início junto ao Quebra-Mar, passando pela reserva de Marapendi, chegando até o bairro vizinho do Recreio dos Bandeirantes.  Próximo ao posto 2 da Praia da Barra, um dos pontos mais procurados pelos turistas é a Praia do PEPÊ, nome dado ao local onde o famoso campeão de surf e vôo-livre Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o PEPÊ, frequentava em meados dos anos 80.  Os famosos sanduíches e sucos naturais da barraca do PEPÊ são uma delícia!  Local de encontro de gente bonita e sarada.  

Com ondas fortes e mar aberto, areias brancas e finas, a Praia da Barra é a maior do estado do Rio e uma das mais procuradas pelos surfistas, praticantes de boady-boarding, de windsurf, do stand up paddle e do kite-surf.  Nas areias da Barra é muito comum a prática de esportes, como futebol de areia, futevolei, vôlei de praia, frescobol, slackline, entre outros.  Em seu extenso calçadão, as caminhadas, corridas e passeios de bicicleta ao longo da ciclovia são ótimas opções para curtir o visual da orla da Barra e ainda se exercitar.  Lá, você ainda pode curtir um fim de tarde cinematográfico! 

PRAIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES

Praia do Recreio dos Bandeirantes / Recreio dos Bandeirantes’s Beach
Foto: Sergio Chaves

​​​​Localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, a PRAIA DO RECREIO, como é conhecida, tem areias brancas e ondas fortes.  Os surfistas e praticantes de esportes aquáticos costumam frequentar o chamado Canto do Recreio, ao lado das pedras, onde as ondas são melhores.  Com um enorme calçadão e uma ótima ciclovia, a Praia do Recreio é uma excelente opção para um relaxante passeio de bicicleta ou uma simples caminhada. Com inúmeros quiosques e restaurantes em sua orla, o turista é sempre bem recebido. 

​​PRAIA DA MACUMBA

Praia da Macumba /Macumba’s Beach
Pixabay License

Localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, a popularmente conhecida PRAIA DA MACUMBA ou oficialmente PRAIA DO PONTAL DE SERNAMBETIBA é o paraíso dos surfistas e dos adeptos ao Long-Board.  Lá, bem em frente à praia, o turista também encontra um camping completo caso não queira se hospedar em hotéis. No calçadão, alguns quiosques servem petiscos e bebidas. 

PRAINHA

Prainha / Prainha’s Beach
Pixabay License

​​​​Após a praia da Macumba, subindo a Av. Estado da Guanabara, chega-se na PRAINHA, um paraíso escondido com aproximadamente 150 metros de extensão, bastante procurado por surfistas profissionais.  Internacionalmente conhecida pelas ondas grandes e perfeitas, a PRAINHA conta ainda com o Parque Natural Municipal da Prainha, onde é possível aproveitar uma visita guiada com caminhada pelas trilhas e ainda participar de palestras e exposições.  Desde abril de 1990, após reivindicação dos moradores e surfistas, toda a região da PRAINHA foi incluída na Lei Orgânica Municipal como Área de Preservação Permanente (APP).

PRAIA DE GRUMARI

Praia de Grumari, nascer do Sol / Grumari’s Beach Sunrise

​​​Localizada na região da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Com aproximadamente 2,5 km de extensão é uma praia bastante afastada.  Seguindo pela Av. Estado da Guanabara, passando pela Prainha, chega-se em Grumari, um paraíso, sendo parte de uma reserva ambiental, sem áreas residenciais.  Não existe transporte público que leve à Praia de GRUMARI.  O pouco movimento, a larga faixa de areia e o mar de águas limpas e transparentes, são atributos que fazem de GRUMARI um passeio imperdível. 

Botão Voltar ao topo