Saúde & Bem Estar

Tecnologia idosos

Tecnologia para idosos: tudo que você precisa para viver ainda melhor

Os últimos anos, a tecnologia avançou em todas as áreas. A tecnologia para idosos não fica para trás, pois mesmo que não sejam muito conectados às redes sociais e smartphones, também têm sua parcela de benefícios da tecnologia. Esqueça essa ideia que tecnologia é coisa apenas para jovem, pelo contrário. 

Nas suas casas, é extremamente importante o uso das novas tecnologias para ter uma qualidade de vida superior. Sendo assim, quais são as tecnologias para casas que podem ajudar os idosos? Se liga neste texto e veja tudo que os idosos podem aproveitar dos aparatos tecnológicos, principalmente para uso doméstico. 

Cadeira elevatória

A  cadeira elevatória não é nova. Já existe há várias décadas. No entanto, a sua evolução tornou-a numa das tecnologias mais significativas para a terceira idade. Seu princípio é simples. Permite que a pessoa seja transportada do chão para baixo e vice-versa. 

Como muitas casas não são térreas, isso se tornou uma solução muito prática. A  cadeira elevatória elétrica é o modelo mais comum. Existem elevadores de escadas exteriores e interiores e também para todos os tipos de escadas: retas, sinuosas, etc.

Objetos conectados

São tantos que é impossível listar todos. Todos os anos, empresas e start-ups projetam objetos conectados para idoso . É verdade que é uma tecnologia nova, mas esses objetos foram feitos para que os idosos possam usá-los sem preocupações:

  • Pulseiras de alerta: alertam a família, o hospital, o médico ou as autoridades de saúde se a pessoa se sentir mal , cair ou estiver em situação grave.
  • Caixas de pílulas conectadas: os familiares não terão mais que se preocupar se o idoso esqueceu de tomar sua medicação e se está tomando a dose certa. O dispensador de comprimidos faz todo o trabalho e envia a informação para os farmacêuticos ou para o médico.
  • Câmeras de vigilância: esses objetos conectados avisam a família ou responsáveis ​​se o idoso adoecer ou estiver em uma situação preocupante.
  • Tablets e suas aplicações: atualmente existem tablets para idosos. Eles são do mesmo tamanho dos tablets normais, mas a tela é significativamente maior. De referir ainda que as aplicações nele instaladas são todas destinadas à idosos com uma interface de utilizador muito específica. Os tablets permitem que eles joguem, se divirtam, leiam, entre diversas outras funcionalidades.
  • Óculos conectados: funcionam como pulseiras de alerta. Os óculos enviam alertas aos referentes do idoso caso este tenha uma queda brusca.

Outras tecnologias para idosos

Outras tecnologias permitem aos nossos idosos manter o seu bem-estar, mas também e sobretudo a sua autonomia pelo maior tempo possível. Eles também são úteis para aqueles ao seu redor:

  • Robôs:  cada vez mais empresas estão criando robôs para idosos. O seu objetivo é fazer-lhes companhia, mas também ajudá-los no seu dia-a-dia. Com tecnologia de machine learning, esses robôs ajudam principalmente nos afazeres domésticos. 
  • Para a ginástica: existem, por exemplo, aplicativos para movimentar os idosos diariamente. Há também materiais que os ajudam a se exercitar. Estes são frequentemente conectados.
  • Materiais de apoio para idosos como mangas, joelheiras e outros que estejam equipados com eletro-estimuladores.

Há vários anos, a domótica faz parte da nossa rotina e facilita a nossa vida. Em constante evolução, as novas tecnologias melhoram o nosso conforto, a nossa segurança e oferecem-nos sempre mais serviços. Como os idosos integram a automação residencial em suas vidas diárias? E quais são as tecnologias mais populares entre eles?

O digital ajuda a envelhecer melhor?

Para se adaptar à expectativa de vida mais longa, a tecnologia está gradualmente entrando na vida dos idosos no mundo todo.

Os objetos conectados destinados aos idosos representam cada vez mais interesse aos olhos das empresas produtoras de inovações tecnológicas, pois oferecem soluções reais em termos de prevenção mas também permitem manter laços sociais e apoiar a dependência.

De fato, o mercado de tecnologia para idosos está crescendo e se desenvolvendo em múltiplas indicações. Os smartphones são hoje uma ferramenta fundamental na vida dos idosos. 

Como resultado, são muitos os idosos que se encontram em situação de isolamento e o smartphone ajuda-os a participar na vida social e a trocar com o mundo exterior, através das aplicações digitais oferecidas pelo smartphone. 

Quais tecnologias são mais populares oferecidas aos idosos?

Objetos conectados são os novos gadgets favoritos dos idosos. Têm múltiplas funções, podendo intervir na segurança dos Idosos, na assistência à mobilidade bem como no acompanhamento médico dos idosos em situação de perda de autonomia.

Entre as novas tecnologias orientadas para os idosos, os objetos conectados são mais populares. Sendo assim, é possível transmitir maior segurança, principalmente para idosos que possuem alguma deficiência física. A família fica mais tranquila e o idoso mais independente. 

Podemos concluir que as tecnologias para casas são de suma importância, sobretudo para idosos. Portanto, se houver necessidade de utilização destas tecnologias, não hesite em buscar os serviços mais úteis e adaptáveis para idosos.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo