Saúde & Bem Estar

Atividades em piscinas oferecem menor risco de contágio

Exercícios aquáticos são menos arriscados em comparação com outras modalidades de atividades físicas, diz educadora física.

A prática de esportes aquáticos traz diversos benefícios à saúde, e isso não é novidade para ninguém. A natação, por exemplo, é considerada por especialistas, uma das modalidades mais completas no que se refere a benefícios para o corpo. Além de ser uma atividade prazerosa e que ajuda a diminuir o estresse, natação e outras atividades aquáticas, contribuem para a redução do risco de contrair diabetes tipo 2, melhora os níveis de colesterol, controla o peso e fortalece a musculatura cardíaca. Vale ressaltar também o trabalho realizado com a respiração. O controle necessário para otimizar a quantidade de ar inalada contribui para acalmar o corpo, sendo um benéfico para a saúde respiratória, principalmente de crianças e bebês.
Durante a pandemia do novo coronavírus, desde o seu início, diversas dúvidas surgiram em relação às atividades na água, principalmente nas diferentes academias que oferecem aulas e práticas relacionadas. Afinal, a natação ou qualquer outra atividade aquática na pandemia é realmente segura?

Para tirar essas e outras dúvidas associadas, o Portal Rio Notícias entrevistou Yeda Vasconcellos, coordenadora, responsável técnica e profissional de Educação Física da empresa Sempre N’água. A profissional respondeu a questões sobre a segurança da prática de esportes aquáticos na pandemia, protocolos adotados pela empresa e também sobre a relação direta entre atividades aquáticas e saúde.

Confira:

Qual a relação das atividades aquáticas e saúde?

As atividades aquáticas são importantes para o condicionamento físico em geral. Além do ambiente oferecer menor impacto nas articulações, os exercícios aquáticos ajudam no aumento da capacidade cardiorrespiratória, promove melhora na resistência muscular, auxilia no nosso bem estar físico e mental, entre outros benefícios.

Água de piscina transmite coronavírus?

Na verdade existem estudos que comprovam o contrário, que o cloro da piscina, aplicado em níveis corretos, é eficaz na eliminação do vírus. De acordo com diversas pesquisas, inclusive o estudo realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, as soluções utilizadas nas piscinas, com o objetivo de desinfetar a água, são o suficiente para exterminar o coronavírus e, também, outros tipos de vírus e bactérias.

É seguro realizar esse tipo de atividade em meio à pandemia?

Estudos comprovaram que os hormônios liberados durante e após a prática de atividades físicas, são atuantes na prevenção de doenças e aumento da imunidade. O ambiente aquático oferece menor risco de contágio em relação às atividades praticadas em academia ou ambientes fechados. Primeiro pelo fato da aplicação de cloro na água e, no caso da nossa academia, por ser uma atividade ao ar livre, sendo a piscina localizada em um clube com espaço aberto.

Quais foram os protocolos adotados pelo local?

A atenção da academia está voltada para o entorno da piscina, onde seria possível ocorrer a transmissão do vírus. Com isso, adotamos as seguintes medidas:

  • Higienização dos materiais utilizados e do entorno da piscina;
  • Disponibilização de recipientes de álcool em gel na área da piscina;
  • Aferição de temperatura na entrada do estabelecimento;
  • Disponibilização de tapetes higienizantes para calçados;
  • Uso de chinelos nas proximidades da piscina;
  • Distanciamento das mesas no entorno da piscina;
  • Uso de máscara e face shield na região (recomendação válida para professores e alunos da hidro);
  • Limitação de quantidade de alunos por horário e agendamento prévio das aulas;
  • Aulas com alunos em bordas alternadas na piscina;
  • Questionário para alunos novos sobre possíveis sintomas de covid recente.

Quais são as principais atividades realizadas e qual a faixa etária das pessoas que as realizam?

As atividades oferecidas pelo estabelecimento são natação (adulto e infantil) e hidroginástica. A natação infantil seria a partir de 6 anos, já natação adulto e hidro não tem restrição de idade.

Yeda Vasconcellos atua nas unidades do Sempre N’Água do Grajaú Country Club e do Tijuca Country Club. Os horários de atendimento são de segunda a sexta de 6h às 21h e sábado e domingo de 7h às 11h.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo