Notícias

Rio exibe seleção dos melhores filmes do FilmAmbiente

No dia 1/8, o programa traz o documentário finlandês “Receitas para um desastre”

Filmes ambientais seguidos de debates. Essa é proposta do Cinema no Palácio, projeto realizado pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. No mês de agosto o programa exibe o quinto filme da mostra, que esse ano traz os destaques do FilmAmbiente, realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2011. A entrada é gratuita.

Receitas para um desastre“, de John Webster, é o filme selecionado para o dia 1º de agosto (quarta-feira). No documentário, o finlandês Webster, sua esposa e os dois filhos pequenos participam de uma experiência e se submetem a uma “dieta do petróleo”, com o objetivo de contribuir com a redução para as emissões de CO2 no planeta. De forma leve e divertida, o filme mostra as dificuldades por quais a família passa e a criação de novas soluções.

Após a exibição, o público participa de debate com Pólita Gonçalves, Consultora Socioambiental e Coordenadora do site www.lixo.com.br. Pólita assessora a implantação de programas de coleta seletiva solidária em empresas, condomínios, prefeituras, entre outros, e faz parte do Conselho do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Rio de Janeiro. É também autora do livro “A reciclagem integradora dos aspectos ambientais sociais e econômicos” (2003).

O projeto Cinema no Palácio teve início em abril e as exibições acontecem uma vez por mês. A curadoria é da produtora de cinema e diretora do FilmAmbiente Suzana Amado.

O ciclo do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental escolhido para ser exibido na Sala Multiuso do CCPJ-Rio traça um panorama do pensamento mundial sobre questões ambientais e de sustentabilidade. Com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do planeta, as produções inspiram e estimulam as pessoas a mudarem seus estilos de vida, contribuindo para o bem comum da sociedade.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

CINEMA NO PALÁCIO

Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Distribuição de senhas no local: 17h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: [email protected]
Entrada Gratuita

Data: 1/8 (quarta-feira)
Horário: 18h às 21h
Receitas para um desastre – Recipes for Disaster

De: John Webster
Finlândia, 2008, Documentário, 85 min – Livre
Debatedora: Pólita Gonçalves (Consultora Socioambiental e Coordenadora do site www.lixo.com.br)

Preocupado com a dependência da civilização ao petróleo e os efeitos catastróficos das alterações climáticas, John Webster propõe à mulher uma experiência familiar: durante um ano ele, a mulher e os dois filhos pequenos do casal vão se submeter a uma “dieta do petróleo”, com o objetivo de contribuir com a redução para as emissões de CO2 no planeta. De forma divertida o filme registra a experiência dos Webster – dificuldades, resistências, impossibilidades e criação de novas soluções.

*Filme gentilmente cedido pelo Instituto Goethe

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo