Aqua Rio

qual a importância para a vida marinha – AquaRio

Coloridos e chamativos, seriam eles algas marinhas, plantas ou rochas? O coral é muitas vezes confundido com esses elementos da natureza. Mas, o que muita gente não sabe, é que eles são, na verdade, animais. Neste texto, você vai entender melhor sobre esse importante ser vivo e como ele ajuda no equilíbrio dos ecossistemas marinhos. 

O coral é um animal?

Você deve se perguntar como os corais podem ser classificados como um ser vivo. Para entender vamos voltar para as aulas de biologia. O primeiro de tudo é saber como funciona a composição celular. Todo ser vivo é formado por células, logo o coral é um ser vivo.

Mas suas células possuem um núcleo, onde fica armazenado o material genético. Então, as células dos corais são como as dos demais animais e, além disso, tem o corpo formado por várias células que se multiplicam. 

Outra característica comum aos animais é a necessidade de se alimentar para sobreviver. Tudo isso faz dos corais animais, assim como nós.

Qual é a composição do coral?

Os corais têm algumas características curiosas que fazem deles um dos animais mais fascinantes da vida marinha. Eles são pertencentes ao Filo dos Cnidários, mesma classe da água-viva e anêmona.

Isso quer dizer que possuem em seus tentáculos células especiais chamadas Cnidócitos. Essas células produzem uma substância chamada Cnida, que age como um mecanismo de defesa. 

Basicamente o que acontece é que existem estruturas chamadas Nematocistos nestas células, funcionando como um gatilho para a liberação desta substância. Quando ela entra em contato com a pele humana, dá a sensação de queimadura.

Por que os corais são coloridos?

Os corais são animais que podem ter o corpo bastante mole ou então bem duro, formado por um esqueleto calcário. Esse material é  composto pelo carbonato de cálcio, que é uma molécula à base de carbono e cálcio, elementos derivados da decomposição de conchas e algas calcárias.

Além disso, são extremamente coloridos graças a micro-algas chamadas Zooxantelas. Estas algas microscópicas vivem nos tecidos dos corais e, a partir dos produtos nutritivos da fotossíntese que realizam, ajudam o coral em sua nutrição, além de estarem bem seguras e protegidas em seu interior. Parece claro, então, que um não pode viver sem o outro, evidenciando uma relação de simbiose. 

Por que os corais estão desaparecendo?

embranquecimento dos corais
Embranquecimento dos corais em exposição no AquaRio (Foto: Gabriel Ribeiro/AquaRio)

Os impactos ambientais são cada vez mais intensificados em razão da rapidez com que o ser humano avança sobre a natureza. Por consequência, estão levando ao declínio das populações de corais pelo mundo inteiro.

Uma dessas consequências é o aumento da temperatura média dos oceanos. Com as águas mais quentes, as zooxantelas produzem substâncias tóxicas e são expulsas pelo coral. 

Sem esses organismos, ocorre o que chamamos de  branqueamento do coral. O que, na prática, significa que o coral está morto, pois fica branco, fraco e morre.

Qual a importância do coral?

Além de triste, o branqueamento dos corais é um fenômeno extremamente danoso. Dada à importância ecológica desses animais, o recife de coral abriga uma enorme diversidade de espécies ao oferecer abrigo, alimento e possibilitar processos de camuflagem. 

Do outro lado, também há importância sócio-econômica já que são considerados fonte de alimento e base para a produção de medicamentos. Além disso, ajudam a proteger a costa contra a ação das ondas. Também é uma jóia para o ecoturismo, formando um ambiente favorável à atividade de mergulho e muitos outros atrativos.

AquaRio e o combate ao branqueamento de corais

O AquaRio em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolve uma pesquisa inédita para combater o branqueamento de corais. O estudo utiliza probióticos para evitar a degradação desse ser vivo.

A pesquisa gerou repercussão internacional e recebeu o prêmio “Out of the Blue Box”, oferecido pela Fundação Grande Barreira de Corais.

Conheça a Galeria dos Corais do AquaRio

Novo espaço do AquaRio dedicado aos corais
Novo espaço do AquaRio dedicado aos corais (Foto: Gabriel Ribeiro/AquaRio)

Confira a Galeria dos Corais do AquaRio, o novo setor com tanques direcionados especialmente para pesquisa, conservação e educação sobre estes animais essenciais para a manutenção da biodiversidade marinha. 

Aqui você verá de perto a diferença entre os corais moles e duros até a grande diversidade de peixes que vivem associados aos recifes, além de se encantar com a nossa fazendinha de corais, onde mantemos as mudas desses animais reproduzidos aqui no AquaRio.

Texto: Ian Gonzaga

Edição: Gabriel Ribeiro


Aqua Rio

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo