Aqua Rio

O que é gigoga? Conheça a planta aquática que despolui e alimenta espécies aquáticas  – AquaRio

Se você é atento à vida marinha e em ambientes aquáticos de forma geral, ou está sempre em busca de informações curiosas para educar os seus filhos, já deve ter ouvido falar das gigogas. Elas são retratadas como uma planta aquática flutuante que se desenvolve em ambientes aquáticos contaminados, como rios e lagoas, filtrando a matéria orgânica, ajudando na despoluição das águas e na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas.

Foto: Adobe Stock

O que é uma Gigoga?

A Gigoga (Eichhornia crassipes) é uma planta aquática flutuante que se reproduz rapidamente por brotamento e pode produzir até 1,1 kg de massa vegetal nova por metro quadrado por dia durante o verão. 

Suas raízes filtram a matéria orgânica, ajudando na despoluição das águas e na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas. Suas folhas subaquáticas longas e estreitas e as folhas encontradas acima da superfície da água são geralmente largas e têm formato arredondado.

Foto: Adobe Stock

Gigoga é perigosa de alguma forma?

Apesar de sua utilidade na despoluição, a Gigoga pode se tornar uma planta infestante em sistemas fluviais e lagunares urbanos, aparecendo frequentemente em canais de irrigação, represas, rios e lagoas. Na ausência de peixes e mamíferos aquáticos herbívoros, a planta pode reproduzir-se com muita facilidade, entupindo rapidamente corpos de água eutrofizados. 

Porém, é importante lembrar que a Gigoga possui uma grande capacidade de tolerância e absorção de poluentes, incluindo metais pesados, o que tem levado ao seu estudo para despoluição de lagos e rios com águas poluídas.

Acúmulo de gigogas no Quebra-Mar da Barra da Tijuca
Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

Como a Gigoga pode ser utilizada?

Além de suas vantagens na despoluição e alimentação de espécies aquáticas, a Gigoga pode ser uma fonte de energia limpa e renovável. É possível obter energia a partir da planta triturando suas folhas, caules e raízes e submetendo o material à fermentação em um biodigestor anaeróbio. O biogás obtido pode ser transformado em energia elétrica por meio de motogeradores ou suprido diretamente às residências para substituição do GLP nos fogões domésticos.

Vem conhecer sempre mais no AquaRio!

Viu só como a Gigoga é uma planta importante na manutenção do meio ambiente? Além de ajudar na despoluição da água e na alimentação de diversas espécies aquáticas, pode ser utilizada como fonte de energia limpa e renovável. Porém, é importante controlar sua reprodução em ambientes urbanos para evitar a infestação e entupimento de corpos de água.

Se você está sempre em busca de programas educativos divertidos e que vão ficar na memória de sua família, pode se tornar um sócio da instituição Aquário Marinho do Rio e apoiar nossos esforços na conservação da vida marinha. 

Como sócio, você terá acesso exclusivo a eventos e atividades especiais, além de descontos em nossa loja de presentes e em nossos restaurantes.  


Aqua Rio

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo