Psicóloga Bia Morais fala sobre o TDAH em crianças com idade escolar
Índice
O que é o TDAH e como ele afeta as crianças em idade escolar
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, também conhecido como TDAH, afeta algumas crianças, principalmente as que estão já em idade escolar, pois na escola é o lugar onde a criança precisa prestar mais atenção nas matérias, atividades, exercícios, entre outros estímulos. Esse tipo de transtorno pode ser diagnosticado no período da infância, porém pode acompanhar o sujeito durante a vida toda.
Características e Sintomas do TDAH
Tal transtorno é caracterizado como genético e neurobiológico, onde o mesmo também apresenta sintomas como a impulsividade, a inquietação e a falta de atenção. Dessa forma, a realização de atividades de longa duração podem se apresentar como um obstáculo para essas crianças, pois elas não conseguem prestar a atenção por muito tempo e acabam se distraindo com alguma outra atividade. Um outro obstáculo é o de ficar sentado em uma carteira por muito tempo, já que essas crianças não conseguem ficar paradas por muito tempo.
Desafios Cotidianos e Implicações Acadêmicas do TDAH
Uma das principais demandas apresentadas tanto pela escola, quanto pelos pais, é o esquecimento. A criança pode esquecer de levar algum material ou se esquecer de entregar algum recado ou até mesmo de estudarem para uma prova. Com isso o desempenho escolar pode acabar se tornando insatisfatório para os professores e para a escola como instituição.
TDAH na Escola: Comportamento versus Rendimento
A impulsividade, também se apresenta nas crianças com TDAH, porque elas não conseguem esperar a sua vez de falar ou de agir, por exemplo. Tem dificuldade de ler uma pergunta até o final para responder, pode agir sem pensar antes e interromper os outros colegas, os quais possuem alguma dúvida com relação àquela matéria específica. Além disso, a falta de organização e planejamento também podem se enquadrar em um possível diagnóstico de TDAH.
Tratamento do TDAH
Na escola, os obstáculos estão muito mais relacionados ao comportamento do aluno, em comparação com o rendimento, porém o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem tratamento, podendo ser realizado com um psicólogo, fonoaudiólogo e com médicos. Também é necessário orientar os pais e aos professores com relação ao aluno, com a finalidade de explicar o tratamento e as técnicas específicas utilizadas no TDAH. Dessa forma, a qualidade de vida do aluno pode se tornar mais adequada.
Prontos para cuidar da saúde mental da maneira mais adequada?
Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga: CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br
Muito boa a matéria!
Foi muito bom entender mais sobre esse problema. Matéria muito explicativa com texto de fácil leitura.