Psicóloga Bia Morais fala sobre a Importância do Setembro Amarelo e a Saúde Mental
Índice
Origens e Objetivos da Campanha
A campanha de saúde mental realizada no mês de setembro, também conhecido por profissionais da área da saúde como “Setembro Amarelo”, é utilizada para alertar sobre o risco de suicídio e evitar o acontecimento. É uma campanha relativamente nova em toda a área da saúde, tendo início no ano de 2015.
O suicídio ainda é um tabu em nossa sociedade e por isso ele precisa ser conversado e debatido. O objetivo dessa campanha é chamar atenção para as pessoas buscarem ajuda e também oferecerem ajuda. Os sinais, muitas vezes, são ignorados, porque a maioria das pessoas acredita que são para chamar atenção, frescura, preguiça e que não é nada de mais. Veja a seguir a Psicóloga Bia Morais falando sobre a Importância do Setembro Amarelo e a Saúde Mental.
Reconhecendo os Sinais
Os sinais estão interligados com perda de interesse nas atividades que mais gostava de realizar, desempenho na escola ou trabalho ruins, frases ditas como “preferia estar morto” ou “preferia sumir”, isolamento, não ter mais esperança no futuro, achar que nada e/ou que ninguém pode ajudar nesse momento, alteração de sono e/ou apetite, estar mais descuidado com relação a aparência, entre outros sinais.
A Importância do Suporte Social
As pessoas que estão ao redor de sujeitos com esses sinais ou esses tipos de pensamentos, precisam estar alertas para que esses pensamentos não se tornem realidade. Por isso, atualmente existem programas de prevenção e o auxílio para que esses sujeitos busquem ajuda o mais rápido possível. O papel das pessoas ao redor pode ser o de ouvir o sofrimento dos amigos e familiares e o de procurar ajuda juntos.
A Relação entre Depressão e Suicídio
Atualmente, a depressão é conhecida como o mal do século e é um transtorno mental que pode levar ao suicídio. seus sinais também estão ligados com a perda de interesse nas atividades que mais davam prazer, não fazer tarefas simples do dia a dia, alteração do sono e do apetite, mas destacando aqui uma tristeza profunda.
Além disso, outros transtornos mentais também podem acabar levando ao suicídio, como por exemplo, o transtorno de ansiedade.
Recursos e Canais de Ajuda
Para ajudar na prevenção ao suicídio, a campanha setembro amarelo destaca a importância dos profissionais de saúde para ajudar e também canais de ajuda, como é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Para pessoas que precisam de ajuda e de um apoio emocional, o CVV foi criado em São Paulo e para obtenção do auxílio necessário, basta ligar para o número de telefone 188. Existem outras opções para também entrar em contato com o CVV, seja através do chat, e-mail ou até pessoalmente.
Desmistificando a Visão Sobre o Suicídio e a Saúde Mental
Depressão e sofrimento psíquico, junto com o suicídio, não é frescura, a pessoa não quer chamar atenção, ela precisa de ajuda e de suporte. Por esse motivo, a campanha do setembro amarelo existe, para ajudar, dar o suporte e alertar sobre a importância da saúde mental e dos profissionais dessa área da saúde.
Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br