Saúde & Bem Estar

Olheiras: saiba como evitar e como tratá-las

Mulheres com olheiras raramente saem de casa sem antes fazer o uso de um bom corretivo. Isso porque, essas marcas que costumam se apresentar em formato de bolsas, de coloração escura, avermelhada, ou azulada, com flacidez e ainda por cima, acompanhadas de rugas e sulcos, incomodam e abaixam a autoestima.

Como identificar e tratar as olheiras?

O que causa as olheiras?

Foto: Divulgação

Muitas pessoas associam a olheira a uma noite mal dormida, porém são diversos fatores que influenciam o seu surgimento. O estresse, TPM e a falta de sono apenas agravam essa situação que normalmente é herdada ou adquirida ao longo da vida. Ingerir alguns tipos de alimentos e bebidas em excesso, o baixo nível de hidratação do corpo e a falta de exercícios físicos, também influenciam.

Mas as principais causas são:

  • Hereditariedade: a genética é um dos principais fatores. Pessoas da mesma família que possuem olheiras mais profundas, estão propensas a passar para gerações futuras;
  • Pigmentar: causada pelo excesso de melanina (Pigmento que dá cor à pele) na região próxima aos olhos;
  • Bolsas de Gordura: surge quando a flacidez da pele atinge o músculo que segura a bolsa de gordura. Recorrente com a chegada dos 37 anos;
  • Vascular: aquela veia que aparece, ficando meio azulada;
  • Ausência da região pré-mandibular: Sim, se estiver funda, ela causa olheira ao paciente.

Como evitar as olheiras?

Aderir na sua rotina diária alguns cuidados vai ajudar, mas saiba, que o ideal mesmo é se consultar com profissional. Apesar disso, listamos algumas dicas simples que aplicadas, darão grandes resultados:

Hidrate a sua Pele

Devido a pouca ingestão de água, os tecidos do corpo ficam desidratados, resultando no surgimento de manchas escuras na região dos olhos. Portanto, beber 2 litros de água por dia é essencial para se evitar o surgimento das olheiras.

Proteja os olhos do sol

Antes de sair de casa, passe o protetor solar, pois se expor ao sol em excesso, aumenta os níveis de pigmentação da pele e diminui a sua espessura, deixando as olheiras muito mais visíveis que o normal.

Massagem e Compressas

Colocar uma compressa com água fria na região que sofreu a dilatação dos vasos sanguíneos, vai causar um relaxamento e melhorar o aspecto da pele. E massagear constantemente o local, fazendo movimentos circulares cuidadosamente, vai conseguir amenizar a situação.

Diminuir o consumo do álcool, sal e cigarro

O consumo excessivo desses três, causa o aumento da retenção de líquidos das células, congestionando os vasos sanguíneos e causando inchaço ou bolsas escuras abaixo dos olhos.

Produtos naturais, cosméticos e procedimentos de estética

Pessoas que possuem olheiras devido ao excesso da melanina, podem facilmente as tratar usando cremes de farmácia. Mas, se a sua surgiu por conta de uma alergia ou devido a bolsa de gordura, fazer o uso de uma compressa de chá de camomila será bem mais útil. E para casos mais severos, fazer um procedimento de estética é o mais indicado e eficaz.

A Harmonização pode tratar das olheiras?

Esse procedimento é feito com o uso do ácido hialurônico, uma substância natural que atua nas camadas mais profundas da pele, e tem como objetivo hidratar a região, preencher as olheiras e melhorar sua textura e aparência.

Por quanto tempo duram os resultados?

A harmonização dura em média de 12 a 18 meses. Após esse período é recomentado aplicar novamente.
Vale ressaltar que a durabilidade desse procedimento varia de acordo com a qualidade de vida que o paciente leva. O uso do cigarro e da bebida alcoólica em excesso diminuem a duração do procedimento, já a prática de exercícios e uma boa alimentação pode aumentar.

Preciso ter algum cuidado após os procedimentos?

Logo após a aplicação, a região em que o tratamento foi feito, poderá ficar inchada e vermelha. E alguns cuidados devem ser seguidos:

  • Use protetor solar e evite tomar sol nas primeiras 48 horas;
  • Use compressas para diminuir o inchaço na região tratada;
  • Não usar maquiagem ou cosméticos por pelo menos 1 semana;
  • Evitar fazer exercícios intensos no dia do tratamento;
  • Não massagear o rosto e nem fazer movimentos bruscos.

Qual o melhor profissional para tratar das minhas olheiras?

O Dr. Fabio Barros é o melhor especialista em Harmonização facial do mercado brasileiro. Ele possui em seu curriculum várias formações. Conheça as principais:

  • Estética Facial pelo Instituto Marc – Miami (EUA);
  • Fios Faciais com o Dr. Kwon na Coreia do Sul;
  • Especialista em Radiologia Odontológica;
  • Especialista em Implantodontia;
  • Atualização em Cirurgia Bucomaxilofacial;
  • Ultrassonografia da Face – UsGuider®.

Além disso, o Dr. Fabio Barros foi o segundo a adotar a Ultrassonografia Orofacial no Rio de Janeiro e o principal foco em seu consultório, são os tratamentos estéticos com a segurança da ultrassonografia da face.

Foto: Divulgação
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo