Ações Sociais

Fernando Bertozzi cria projeto social e muda a vida de jovens em comunidade de Búzios

As ações do líder juvenil geraram impacto positivo na cidade de Armação dos Búzios

Fernando Bertozzi cria projeto social e muda a vida de jovens em comunidade de Búzios
Foto: divulgação

Fernando Bertozzi, o escritor e ativista, criou projeto social “Atitude”, em 2016. Com o objetivo de envolver os adolescentes da periferia de Búzios em ações culturais. Atualmente, mais de 100 jovens da Rasa, periferia da cidade onde nasceu e viveu a sua vida inteira, participam de ações relacionadas ao programa.

Dentro do projeto são desenvolvidas produções culturais de diversos formatos, explorando formas de expressão e de arte. Possui como seu principal objetivo, a reunião de vários grupos para trocar histórias e vivências. Em 2022, Fernando deseja expandir essa iniciativa e levá-la para todos os bairros da cidade é uma ideia para o futuro.
“Diversos jovens da cidade tiveram acesso ao projeto, que transformou a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens artistas, que hoje estão seguindo carreira na arte. Búzios também tem suas comunidades e precisa de atenção, pois há uma diversidade enorme de talentos”, frisou Fernando Bertozzi, idealizador do projeto.

As ações de maior destaque do ‘Atitude’ foram: Canta Búzios, um festival onde jovens calouros da comunidade tiveram acesso ao palco pela primeira vez; Dança Búzios, onde reuniu todas as companhias de dança da cidade para um único festival; Festival Juventude, evento que está no calendário oficial de eventos da cidade na qual comemora o “Dia Internacional da Juventude”, o curta-metragem “Insanos”, o reality show “Freak Brasil”; e o Prêmio Atitude que premia os melhores do ano no segmento cultural, entretenimento e comunicação, incentivando a juventude a continuar acreditando nos seus sonhos.

Fernando Bertozzi, também é responsável por criar, com apenas 18 anos, a ONG Freedom Búzios – o primeiro movimento de luta contra a discriminação da população LGBTQ+ na região. Além de ser escritor, o jovem atualmente faz parte da secretaria de cultura da região.

Os projetos do ativista buscam incluir os jovens das comunidades na cultura e na arte, através de projetos sociais, sendo uma forma de incentivo às suas futuras atividades profissionais. O principal local de atividade de Fernando é o Cine Teatro Rasa, um espaço cultural no bairro onde os jovens se reúnem.

Apesar de ser uma iniciativa que beneficia os moradores de Búzios, nenhuma atividade ou ação houve incentivo de verba pública ou política, todas as ações foram realizadas com apoio de comércios locais e dos próprios componentes do grupo de apoio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo