Empréstimo consignado 2022: Conheça as mudanças nas regras para consignados do INSS
O empréstimo consignado em 2022 é uma das opções de empréstimo que vai passar por mudanças. Atendendo ao público de aposentados e pensionistas do INSS, as regras vão se tornar um pouco mais rígidas.
Acontece que o empréstimo consignado já tinha passado por mudanças em 2020, durante a pandemia, para reduzir os impactos econômicos do período. Essas regras duraram até o fim de 2021 e agora ocorrerá o retorno das antigas condições.
E quais são essas condições? Prossiga com a leitura do artigo e veja como funcionará o empréstimo consignado do INSS para o ano de 2022!
Índice
Como funciona o empréstimo consignado do INSS?
“A maior vantagem do empréstimo para aposentados é o fato dele apresentar as menores taxas de juros do mercado.”
O empréstimo consignado do INSS se trata de uma linha de crédito especial para aposentados e pensionistas do órgão. Ele é controlado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e traz as menores taxas de juros do mercado.
Nessa modalidade de empréstimo, as prestações são descontadas do salário ou benefício do INSS de maneira direta. É possível comprometer até 40% da renda mensal, que é a margem consignável que garante que não use todos os rendimentos.
Dentro do empréstimo do INSS, há duas submodalidades de crédito:
· Empréstimo pessoal, onde você recebe o valor total que foi solicitado ao banco e vai pagando gradualmente em parcelas mensais;
· Empréstimo de crédito consignado, onde a cobrança é realizada diretamente na aposentadoria/pensão ou folha de pagamento.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado?
· Trabalhadores de carteira assinada;
· Aposentados e pensionistas;
· Servidores públicos;
· Militares das forças armadas.
Basicamente, só atende o público que apresenta renda mensal fixa!
Como se pode solicitar o empréstimo consignado?
O empréstimo do INSS pode ser solicitado presencialmente na Previdência Social ou no aplicativo Meu INSS. Nele, basta seguir o passo a passo:
1. Dentro do aplicativo, entre em sua conta e clique em Novo Pedido.
2. Depois, digite o serviço/benefício que busca e clique nele quando aparecer o resultado.
3. Leia o texto que surgirá na tela e entregue todos os documentos solicitados.
Os documentos são o RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o comprovante de renda mais recente.
Empréstimo consignado 2022: quais foram as mudanças no consignado do INSS?
A principal mudança no consignado do INSS é a redução da margem consignável para o crédito. Na pandemia, ela equivalia a até 40% da renda mensal, mas será ajustada agora para 35%: 30% para empréstimo pessoal e 5% para o cartão de crédito.
Além disso, o empréstimo para aposentados e pensionistas passará por redução no prazo para quitação: de até 84 meses para até 72 meses, ou seja, de 7 para 6 anos de pagamento. Também não haverá mais a carência de 120 dias.
E quanto à taxa de juros consignado?
A taxa de juros do consignado já tinha subido em 10 de dezembro do ano passado. Anteriormente, era 1,80% para o empréstimo pessoal e 2,70% para o cartão de crédito. Agora, é 2,14% ao mês para o pessoal e 3,06% para o cartão de crédito.
Conclusão
Com as mudanças para 2022, o empréstimo consignado se torna mais rígido para o seu público-alvo. Já em janeiro, o benefício se tornou menos vantajoso para os aposentados, pensionistas, militares, servidores públicos e trabalhadores de carteira assinada
O tempo para o início do pagamento, contudo, ocorrerá de forma facultativa, dependendo da decisão da instituição financeira. Isso deve dar tempo para você se preparar para as novas regras. Com isso, se torna possível obter o empréstimo consignado em 2022 sem problemas e sem surpresas, é claro!
Gostou deste artigo? Então compartilha com seus amigos!