Dicas & CuriosidadeDireito

O Síndico tem responsabilidade em caso de incêndio?

O Síndico tem responsabilidade em caso de incêndio? Amparada pelo Artigo 1.348 do Código Civil, a responsabilidade civil e criminal do síndico é uma das atribuições mais importantes do síndico ou administrador, seja no âmbito profissional ou coletivo.

Segundo a legislação, o síndico é responsabilizado nos termos do direito civil se não exercer a sua função de forma adequada e, em consequência, causar danos aos condôminos ou terceiros.

O Síndico tem responsabilidade em caso de incêndio?
imagem: Divulgação

Responsabilidade penal do Sindico

Por outro lado, existe responsabilidade penal se esta incompetência ultrapassar a omissão e for entendida como prática criminosa ou contravenção.

O Artigo 1.348, em seu inciso IX, estabelece que o síndico é responsável pela tarefa de realizar o seguro total ou parcial do edifício contra o risco de incêndio ou destruição.

O Síndico tem responsabilidade em caso de incêndio?
imagem: Divulgação

O Síndico deve ter cuidado antes de contratar um seguro

Contudo, para a contratação de um seguro, o síndico deve adequar a edificação às normas da NBR 17240, que regula o projeto, instalação, a manutenção e os testes de sistemas de alarme contra incêndio.

As seguradoras estão sendo mais rigorosas no momento da contratação das apólices, exatamente para aquelas edificações que não possuem o laudo de funcionamento do sistema em dia.

O Síndico tem responsabilidade em caso de incêndio?
imagem: Divulgação

A importância de contratar uma Brigada de incêndio

Portanto, Srs Síndicos, é importantíssima a contratação de uma Brigada de incêndio, para que o incêndio seja combatido em sua origem, evitando qualquer prejuízo.

E até mais importante, com uma Brigada de incêndio protegendo a sua edificação e fazendo todas as manutenções preventivas, os riscos de acidentes e falhas são reduzidos a quase zero!

Você já sabe a quem procurar para regularizar essa Situação!
LE FUMÉE BRIGADA DE INCÊNDIO
www.lefumee.com.br
☎ (21) 4108-5247
👉 Clique aqui e Peça o seu orçamento Grátis!
👉 Ou fale pelo WhatsApp

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo