Saúde & Bem Estar

Cuide do seu coração: Saiba como o cardo mariano ajuda a proteger esse órgão vital

Querer manter a boa saúde do coração é algo de extrema importância e o cardo mariano é um dos melhores aliados nesse objetivo. Além de ser uma planta que propõe diversos ganhos para a parte cardíaca, ela também consegue beneficiar outros órgãos com a sua composição.                                   

Entretanto, algumas pessoas têm receio quanto ao uso da planta, já que algumas vezes ela é até divulgada como milagrosa. Devido a isso, vamos abordar todos os pontos essenciais sobre o cardo mariano e mostrar como essa planta colabora tanto na saúde do coração como de outros órgãos.

O que é cardo mariano?

Essa espécie de planta medicinal tem origem mediterrânea, africana, europeia e também é encontrada no Oriente Médio. Devido ao amplo comércio, é possível encontrá-la em vários locais no mundo e em várias formas, tanto na sua forma natural, como em remédios. 

As cápsulas de cardo mariano são uma excelente pedida para manter a saúde do coração no dia a dia.

Como atua o cardo mariano na saúde do coração?

Agora que já sabemos qual a origem do cardo mariano, podemos falar sobre a sua atuação na saúde do coração. Acontece que a composição da planta favorece bastante o uso medicinal tanto para o fígado como para o coração pelos mesmos motivos. 

As propriedades anti-inflamatórias evitam que o órgão cardíaco altere repentinamente as suas atividades. Outro ponto que favorece é a capacidade da planta de remover substâncias tóxicas do organismo e propor a regeneração dos tecidos perdidos durante os trabalhos diários. 

Vale comentar que para colher os benefícios tanto para a saúde do coração como para os demais órgãos, é necessário somar o consumo do cardo mariano com uma rotina saudável, ou seja, investir em atividades físicas e uma dieta equilibrada.

Quais os benefícios do cardo mariano?

Por ser bastante estudado, os pesquisadores descobriram vários benefícios obtidos nos pacientes que usaram as cápsulas de cardo mariano. O benefício principal tanto para a saúde do coração como para os demais órgãos é a presença da substância Silimarina. Confira aqui uma lista com os benefícios dos cardo mariano: 

  •     EfIciência contra doenças que afetam o fígado;
  •     Propriedades anti-inflamatórias;
  •     Melhoria da digestão;
  •     Tratamento de varizes;
  •     Propriedades anti-sépticas;
  •     Propriedades regeneradoras. 

Outro ponto benéfico do cardo mariano que vale ser citado é que a presença da Silimarina propõe o aumento de produção do leite materno sem alteração dos valores nutricionais do composto.

Efeitos colaterais do cardo mariano

Como é de se esperar, mesmo uma planta medicinal tão bem vista como o cardo mariano tem suas consequências caso consumido de maneira errada. Acontece que devido a composição da planta, altas quantidades podem causar náuseas, vômitos, diarreias e até irritação no estômago. 

Outro ponto importante é que os alérgicos à Silimarina devem evitar ao máximo o uso do cardo mariano, já que esse composto está em grande quantidade. Por fim, não é recomendado o uso para hipertensos, crianças ou pessoas que possuem problemas gástricos.

Como posso tomar?

A dosagem deve ser recomendada pelo seu médico, já que ele adapta as quantidades de acordo com seus objetivos. O uso da planta é feito através dos chás feitos com os frutos do cardo mariano amassados junto com água fervente. Na maioria das vezes, a dose será entre 4 e 3 xícaras diariamente, principalmente para quem lida com problemas relacionados ao fígado.

Título SEO:

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo