Dicas & Curiosidade

Compartilhamento de carros: desafios e inovações no seguro auto

Atualmente, a mobilidade urbana tem sido uma preocupação crescente em todo o mundo. Com o aumento da população e a diminuição dos espaços urbanos, o tráfego nas cidades se tornou um grande problema para muitos motoristas. É aí que entram os carros compartilhados, uma opção cada vez mais popular para quem precisa de mobilidade, mas não quer investir em um carro próprio.

A indústria de carros compartilhados vem crescendo rapidamente em todo o mundo, oferecendo uma opção acessível e conveniente para aqueles que precisam de um carro No Brasil, o mercado de carros compartilhados também está em expansão. 

Apenas em São Paulo, estima-se que existam cerca de 17 mil veículos compartilhados em circulação, sendo que a capital paulista é responsável por cerca de 40% de todas as viagens realizadas em serviços de compartilhamento de carros no país.

No Brasil, o mercado de carros compartilhados também está em expansão. Apenas em São Paulo, estima-se que existam cerca de 17 mil veículos compartilhados em circulação, sendo que a capital paulista é responsável por cerca de 40% de todas as viagens realizadas em serviços de compartilhamento de carros no país.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) mostrou que o uso de carros compartilhados pode levar a uma redução de até 50% nos gastos com transporte, em comparação com a propriedade de um veículo próprio. 

Com essa tendência em ascensão, muitos se perguntam como o uso de carros compartilhados afeta o seguro de carro e como a indústria de seguros está respondendo a essa mudança.

Compartilhamento de carros: desafios e inovações no seguro auto
Divulgação

 

Como o uso de carros compartilhados afeta o seguro de carro?

O uso de carros compartilhados pode ter um impacto significativo no seguro de carro, pois o veículo pode ser controlado por diversos motoristas diferentes em um curto período. Além disso, como os carros compartilhados são frequentemente usados ​​em áreas urbanas, eles têm maior probabilidade de sofrer danos ou serem roubados.

Devido a esses fatores, as empresas de seguros podem considerar o uso de carros compartilhados como um risco maior, portanto, cobram prêmios mais altos para garantir esses veículos. Alguns provedores de seguros podem até não cobrir carros compartilhados em suas apólices, o que pode ser um problema para quem usa esses serviços com frequência.

Como a indústria de seguros está respondendo a essa tendência?

A indústria de seguros está começando a responder à tendência de carros compartilhados de várias maneiras. Algumas empresas estão oferecendo apólices específicas para carros compartilhados, permitindo que os usuários desses serviços sejam protegidos por transferência.

Por exemplo, uma startup brasileiro de seguros, a Insurtech, lançou um produto específico para o seguro de carros compartilhados. Com essa solução, os usuários de carros compartilhados podem ter acesso a uma cobertura completa que protege o veículo e os passageiros em caso de acidentes ou outros incidentes. Essa é uma grande notícia para quem usa carros compartilhados e quer ter a segurança de quem está protegido.

Além disso, muitos protegidos estão trabalhando em parceria com empresas de carros compartilhados para oferecer opções de seguro mais acessíveis e personalizados para seus usuários. Isso significa que os usuários de carros compartilhados podem ter acesso a coberturas que se encaixam melhor em suas necessidades e orçamentos. 

Além disso, muitas empresas de carros compartilhados estão investindo em tecnologia para garantir que os usuários desses serviços possam ser verificados e que suas informações sejam seguras. Isso não só ajuda a proteger os usuários, mas também pode ajudar a reduzir o risco de fraude.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo