Dicas & Curiosidade

Conheça os 4 requisitos fundamentais para se recolocar no mercado de trabalho

Currículo “adaptado”, perfil atraente no Linkedin, preparação antecipada para entrevistas de emprego e networking sólido ajudam profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho

Junho foi um mês turbulento para quem “navegava” nas águas do mercado brasileiro de startups. Profissionais que vinham, até então, construindo carreiras promissoras em empresas como Quinto Andar, Vtex, Loft, Kavak ou Mercado Bitcoin, viram-se, de uma hora para outra, cobertos por uma forte onda de demissões que fez cortes significativos no setor. O “tsunami” lançou de volta ao mercado uma série de profissionais qualificados em busca de recolocação. Porém, um olhar mais atento mostra que, não apenas as startups, mas empresas dos mais variados tamanhos e setores tiveram que reduzir o quadro de colaboradores nos últimos tempos, em virtude, sobretudo, do “maremoto” provocado pela instabilidade econômica que o país enfrenta há alguns anos.

“Independente da época, ficar desempregado quase sempre é um choque. Porém com foco, estratégia e disciplina, se recolocar no mercado de trabalho pode não ser tão complicado quanto parece. Acima de tudo, é preciso método para conseguir um novo emprego”, orienta Karine Camuci, fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional. Um método eficaz é o Quadrante da Recolocação, que faz parte do Guia da Recolocação Orientada, desenvolvido pela especialista. “É um conjunto dos quatro requisitos fundamentais para se conseguir um emprego. São eles: um currículo construído com foco na vaga que deseja, um perfil no Linkedin atraente aos olhos de recrutadores, uma preparação efetiva prévia para entrevistas de emprego e uma sólida rede de relacionamentos profissionais. O velho e bom networking”, explica Camuci.

De acordo com a especialista, o processo de recolocação começa pelo currículo. “É o cartão de visitas do profissional e precisa estar sempre atualizado. Recomendo um currículo ‘coringa’ que sirva como base. A partir dele, o candidato avalia os requisitos da vaga que pretende concorrer e faz pequenas adaptações para incluir alguns desses critérios na descrição das suas experiências profissionais”, indica Karine. Segundo a fundadora da Você Empregado, uma tática similar pode ser adotada no caso de perfis no Linkedin, considerada a maior rede social profissional do mundo. “Uma seleção de palavras-chaves, adequada às vagas que o candidato almeja disputar, é imprescindível. Saber como a plataforma funciona e ter um perfil competitivo, alinhado com os objetivos de carreira, é um fator importante no processo de recolocação”, observa.

Karine Camuci também aponta para a importância de se preparar antecipadamente para a entrevista de emprego. “Sempre oriento os meus clientes que, antes de tudo, leiam e pesquisem bastante sobre a empresa contratante. Estudar o setor, o perfil e os valores da empresa, inserindo todas as informações numa comunicação clara e eficiente é essencial para se sobressair numa entrevista de emprego”, aconselha. Para a especialista, comunicação também é o “segredo” para criar e manter um bom networking. “Cultivar uma boa rede de relacionamentos e manter contato frequente com pessoas que acrescentam à carreira é uma prática que deve ser adotada constantemente, não apenas quando o profissional está em busca de recolocação. Não vale procurar os outros apenas quando se precisa. Reciprocidade, aqui, é a chave para alcançar um ‘oceano’ de oportunidades”, conclui.

Você Empregado – É uma consultoria de recolocação profissional que presta os serviços de criação, reestruturação e revisão de currículo; revisão de perfil no LinkedIn; preparo e simulação para entrevista de emprego; além de orientação profissional para planejamento, desenvolvimento ou transição de carreira. Com atendimento personalizado, a consultoria orienta os serviços para as necessidades individuais de cada cliente.

“A Você Empregado nasceu com o objetivo de ajudar profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho. Os conhecimentos que adquiri por meio de muita pesquisa, treinamentos e aplicação na minha própria carreira estão ajudando profissionais das mais diversas áreas a conseguirem um novo emprego. Em um país como o Brasil, no qual os índices de desocupação são indecorosos, vejo o meu trabalho como carregado também de um propósito social”, finaliza Karine Camuci.

Saiba mais: https://voceempregado.com.br/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo