Executiva muda a carreira e investe em empresa voltada à cura das emoções
A terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, à frente da Mona´s Flower, era uma alta executiva de marketing antes de apostar na marca. Foi neste período em que trabalhava numa multinacional, insatisfeita com o estresse da carreira, que uma amiga recomendou o uso de Florais de Bach. Logo, Márcia se encantou com os benefícios desta terapia complementar, sem saber que pouco tempo depois, este seria seu propósito de vida: ajudar outras pessoas com a terapia de Florais de Bach – hoje reconhecida em mais de 70 países.
Depois de investir em inúmeras pesquisas, buscou conhecimento na área, já que sua formação inicial era em pedagogia com pós-graduação em administração. Formou-se então pelo Instituto Bach do Brasil, pela Nelson’s World, na Inglaterra, e em aromaterapia pela Saje Wellness no Canadá e Tisserand Brasil e assim tornou-se sócia da Monas Flower, criada em 1991, em Campinas. A empresa começou importando os Florais de Bach Originais da Inglaterra e a linha RESCUE® – amplamente conhecida e usada nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.
Fascinada com o universo e o mercado promissor dos produtos voltados ao bem-estar e ao equilíbrio das emoções, em 2013, decidiu investir no desenvolvimento de sua primeira marca própria, com uma proposta até então inédita no mundo. Batizada de Pomander®, a marca aposta em produtos com fórmulas originais, que associam blends de óleos essenciais 100% puros com florias de Bach, para perfumar terapeuticamente ambientes e reequilibrar estados emocionais. O portfólio, que começou com pouco mais de 6 produtos, hoje conta com 50 novos formatos e 30 aromas, nas versões sprays, varetas e blends para massagens.
Não demorou para que a empresária se tornasse referência no segmento, lhe despertando também o desejo de difundir academicamente as terapias complementares, com as melhores ferramentas de aprendizado. Por isto em 2017 realizou um antigo sonho e fundou a Escola Mona´s, que oferece cursos profissionalizantes online e presenciais para alunos de todo o Brasil e do exterior, hoje comemorando mais de 500 alunos formados.
Os produtos da Mona´s Flower conquistaram o mercado brasileiro com presença em mais de 11 estados e se desdobraram em diferentes linhas, hoje comercializadas em 2000 pontos de vendas, incluindo farmácias de manipulação, drogarias, escolas de yoga, lojas de produtos naturais, além de serem utilizados em protocolos de spas e salões de beleza por todo o pais. Para dar capilaridade à marca, o e-commerce foi impulsionado, a logística triplicou e nos dois últimos anos a empresa registrou um crescimento no faturamento de 70%.
A linha própria Pomander® desde o nascimento cresceu em números de produtos em mais de 800% e vem desenvolvendo fórmulas naturais de aromas combinados a Florais de Bach Originais para ambientes. Os produtos terapêuticos são condutores de equilíbrio, voltados para facilitar a prática de diversas atividades, como a meditação e a yoga, além de linhas de aromas para melhorar a concentração, o humor, restaurar o lado emocional e reequilibrar os chakras. A empresária também apostou em 2020 em outro lançamento, desta vez voltado para o público infantil: o Pomanderzinho®️. Os aromas de ambientes naturais ajudam a harmonizar os estados emocionais, que a terapeuta mais vem identificando nas crianças, como o medo, a falta de foco, tristeza e ansiedade, numa época de velocidade frenética, em cotidianos precocemente agitados.
Em 2020, com as vendas online já estruturadas durante a pandemia, a empresa percebeu um incremento de mais de 100% na demanda por produtos voltados ao bem-estar, e aumento de mais de 200% em seu canal direto de consultas (@floraisearomas), onde o público esclarece dúvidas sobre os florais e aromas ideais para enfrentar a tensão e as dificuldades deste período turbulento.
Para 2021, a Mona´s Flower promete levar às prateleiras o primeiro produto da linha anti-age natural Pomander Face®️, com fórmula inédita, para a face. No quesito óleos essenciais, serão pelo menos seis novos lançamentos, além de comercializar os produtos na Europa, marcando presença inicialmente na Holanda e em Portugal. Até 2022, a empresa que tem sede em Campinas e na cidade de São Paulo, irá inaugurar também sua fábrica seguindo as diretrizes ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e de Governança) em Itupeva (SP) e entrará no mercado de franquias, respectivamente em 2022 e 2023. Ainda está nos planos da empresária e especialista Márcia Rissato remodelar a loja conceito da Mona´s Flower em Campinas.
Marcia também lançou recentemente o livro “Frases e Flores do Dr. Edward Bach”. “Esse meu primeiro livro é dedicado aos ensinamentos do médico britânico Dr. Edward Bach, que desenvolveu nos anos 30 a terapia de Florais de Bach, amplamente utilizada atualmente no mundo todo. Essa terapia é composta por um sistema simples e eficaz de 38 essências dedicadas à cura das emoções que, se não tratadas, adoecem o corpo e a alma. Vale à pena mergulhar neste universo e colher seus benefícios”.