Dicas & Curiosidade

5 problemas hidráulicos comuns na casa dos brasileiros

A parte hidráulica de uma casa, apesar de não ser visível, é extremamente importante para o bom funcionamento das atividades diárias. Dessa forma, saber quais são os 5 problemas hidráulicos comuns na casa dos brasileiros pode te ajudar a preveni-los.

Os problemas hidráulicos comuns causam grandes transtornos na vida doméstica. Eles vão desde uma interrupção momentânea no fornecimento de água, entupimentos ou, até mesmo, exigir reformas na casa.

Confira mais sobre os problemas hidráulicos comuns na casa dos brasileiros no artigo abaixo!

Encanamentos antigos

A primeira coisa que podemos citar, entre os problemas hidráulicos comuns na casa dos brasileiros, são os encanamentos antigos. Nesse caso, o material, que era usado para fazer os canos, já não se encontra íntegro. Assim, não é mais capaz de cumprir sua função.

Quando não existiam os canos PVC, o encanamento era, mais comumente, feito de ferro. Esses não possuem proteção contra corrosão. Dessa forma, se seu cano for um desses antigos, é provável que ele esteja corroído e/ou enferrujado. Assim, pode ser preciso trocá-lo.

Má instalação

Não projetar a hidráulica da sua casa, não seguir o projeto hidráulico e usar o tipo de encanamento inadequado, são todos exemplos de má instalação. Dessa forma, podem acarretar em vazamentos e/ou problemas na distribuição da água.

Não ter um projeto hidráulico ou não seguir o que foi feito, pode fazer o caminho da água não ser o mais eficiente para que a água seja distribuída corretamente por toda a residência. Além disso, pode criar uma pressão alta em um único ponto, o que ocasionará rompimentos.

Assim, é importante usar o tubo certo no local adequado para garantir que sua instalação funcionará perfeitamente. Atualmente, existem três tipos de cano: saudáveis, de junta elástica e roscáveis. É necessário saber exatamente qual cano precisa ser colocado em qual lugar.

Fluxo de água descontínuo

Esse problema é causado pela instalação errada dos sifões de água. Os sifões podem ser usados como estratégia para sobrepor um obstáculo, no caminho da água, que impede a instalação retilínea.

Entretanto, se eles forem instalados em uma posição incorreta, ou não forem encaixados de forma adequada, eles podem gerar bolhas de ar ou vácuo no sistema hidráulico. Assim, o fornecimento de água não irá fluir de forma correta.

Pressão inadequada

A pressão inadequada de água pode causar danos ao seu encanamento ou causar problemas na distribuição de água. Eles podem ocorrer devido a uma pressão mais baixa ou mais alta do que a que seria considerada adequada.

A pressão mais baixa é um problema menor, visto que ela só vai causar inconvenientes, como a descarga não funcionar corretamente. Todavia, ela não causa danos ao encanamento.

Já a pressão alta é, sim, capaz de danificar seu sistema hidráulico. Ela pode gerar vazamentos nas junções entre os canos ou, até mesmo, romper alguns deles. Dessa forma, é uma situação que precisa ser remediada o quanto antes.

5 problemas hidráulicos comuns na casa dos brasileiros

Vazamentos

Finalmente, temos a situação campeã, quando se trata dos problemas hidráulicos mais comuns na casa dos brasileiros.  Os vazamentos são as situações mais comuns de acontecer. Especialmente, os vazamentos internos, que são mais difíceis de serem percebidos e localizados. Nesses casos, o ideal é chamar o serviço de caça vazamentos. Eles conseguem verificar se o seu problema é, realmente, um vazamento, qual a causa dele e sua localização.

Por fim, agora que você já sabe quais são os problemas hidráulicos mais comuns nas casas dos brasileiros, você percebeu a importância de realizar manutenção nos encanamentos da sua casa e de, sempre, vigiar para anteceder os problemas. Lembre-se que chamar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, pode ser a melhor solução. Um profissional qualificado consegue identificar qual é o seu problema e solucioná-lo da melhor maneira possível. Entretanto, se ele não conseguir te ajudar, ele, ainda assim, vai te indicar o melhor caminho.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo