Notícias

“Trote do Amor” surge para combater violência nas Universidades

Mais de 70 núcleos acadêmicos de 10 faculdades promovem, pela segunda vez, o chamado “Trote do Amor”, uma iniciativa para arrecadar donativos para instituições de caridade

Atualizações sobre o FIES

Começa, na próxima segunda, 29/02, o período letivo nas universidades do Rio de Janeiro. E, juntamente com as aulas, vêm as brincadeiras conhecidas como trotes que, como já ocorreu diversas vezes em todo o Brasil, podem ultrapassar os limites e oferecer risco aos estudantes. Para humanizar o trote e conscientizar cada vez mais sobre a importância de ações transformadoras, o “Trote do Amor” irá ter a sua segunda edição em dez faculdades da capital carioca e Niterói, envolvendo 70 núcleos acadêmicos e milhares de calouros e veteranos. A ação acontece no mesmo dia do retorno às aulas.

O objetivo do projeto é arrecadar alimentos não-perecíveis que serão entregue a diversas instituições de caridade. Marcos Mendes, diretor da agência panqueca  e um dos idealizadores do projeto, afirma que o objetivo agora é tentar ultrapassar as 5,5 toneladas de alimentos arrecadadas na primeira versão do trote, em agosto de 2015.
“Na primeira edição do ‘Trote do Amor’, conseguimos arrecadar, em apenas cinco dias, mais de 5 toneladas. Acredito que este ano iremos superar a marca, pois conseguimos envolver mais pessoas e empresas que passaram a apoiar a nossa iniciativa, além de melhorar a estrutura do projeto, que vai contar com placar em tempo real e aplicativo”, disse Marcos, empolgado com a segunda versão do ‘Trote’.

Participam do ‘Trote’ alunos da UFRJ, UFF, UniRio, FGV, ESPM, UniCarioca, Veiga de Almeida, PUC, FACHA e Ibmec. Cada universidade irá apadrinhar uma instituição: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Instituto Ronald McDonald, Associação Beneficente São Martinho, Sociedade Viva Cazuza, Ruas (Ronda Urbana de Amigos Solidários), Sapo (Somos Amigos em Prol do Outro), e ABRAPAC (Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer), Lar Cristão Maria de Nazaré e Lar AACS. A equipe que arrecadar mais donativos, que serão doados a instituições de caridade, será premiada pela coordenação do projeto.

Murilo Sabino, da Ong Ruas, uma das instituições que será beneficiada pela segunda edição do ‘Trote do Amor’, o projeto consegue concentrar, de forma eficiente e positiva, a energia  que os alunos aplicam no trote comum. Para ele, os pontos positivos do projeto são o empenho dos alunos em promover uma ação solidária e o resultado final, para as famílias apoiadas pelas instituições de caridade. “Muitas vezes essa energia era canalizada pra violência e humilhação e, com o ‘Trote do Amor’, o quadro se inverte para caridade e compaixão”, ressalta Murilo.
Marcos afirma ainda que o ideal é que cada universidade participante do projeto continue apadrinhando uma instituição de maneira permanente e que, dessa forma, os trotes violentos sejam extintos.

“Nós não queremos acabar com os trotes, que são tradicionais para dar boas-vindas aos calouros. O que não dá pra admitir são as cenas violentas, que, em alguns casos, resultaram em mortes entre alunos. O período que passamos na universidade é um dos mais importantes na nossa vida e não pode ficar marcado de forma negativa” finaliza.
Links:

Instituto Ronald Mcdonald

https://www.facebook com/InstitutoRonaldMcDonald/?fref=ts

Apae Rio de Janeiro
https://www.facebook com/apae.riodejaneiro?fref=ts

Associação Beneficente São Martinho
https://www.facebook com/associacaobeneficentesaomartinho/?fref=ts

Sociedade Viva Cazuza
https://www.facebook com/vivacazuza/?fref=ts

Ruas
ttps://www.facebook com/ProjetoRuas/?fref=ts

Sapo
ttps://www.facebook com/saporj/

Abrapac
https://www.facebook com/abrapac.apoioaospacientes?fref=ts

Lar Cristão Maria de Nazareth
https://www.facebook com/Lar-crist%C3%A3o-Maria-de-Nazareth-302592696428876/likes

Fanpage com vídeo case, comunicação e notícias
https://www.facebook com/trotedoamor/

Vídeo case do projeto

Link matéria G1

http://g1.globo com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/trote-do-amor-arrecada-mais-de-5-toneladas-de-donativos-no-rio.html

Contato para entrevista

Marcos Mendes, 021 99697 5017 – [email protected], Facebook: marcosmendesjr

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo