Blog do RioCovid-19Saúde & Bem Estar

Rio exigirá comprovação de vacina para frequentar eventos

A partir de 2 de setembro os estádios de futebol serão liberados para receber 50% de sua capacidade de público, assim como boates, casas de shows e festas em locais fechados, mas com um detalhe, apenas para quem comprovar que já foi imunizado com as duas doses de vacina contra o Covid 19. Foi o que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro anunciou relativo a nova etapa de flexibilização das regras sanitárias. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a flexibilização será uma “liberação condicional” e será acompanhada de um “pacote de incentivos” para os cariocas não deixarem de se vacinar.

Já o prefeito Eduardo Paes afirmou que o novo plano de flexibilização está condicionado a situações como: o cenário epidemiológico continuar favorável; as vacinas chegarem conforme planejado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde; a vacinação dos cariocas continuar sendo realizada de maneira eficaz e engajada; e alta cobertura vacinal da população acima de 60 anos e com comorbidades. O desejo é que até setembro 77% da população adulta já tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que 45% já estejam vacinados com a segunda dose ou dose única.

Em uma das ações para manter o cenário estável, em setembro a prefeitura do Rio continuará telefonando para as pessoas que não compareceram nos postos de vacinação dentro da data prevista originalmente. As medidas são necessárias porque um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que cerca de 100 mil cariocas estão sem a imunização completa. Destes, 55 mil, ou seja, mais da metade possuem entre 60 e 64 anos o que pode ter contribuído para o aumento de hospitalização de idosos no estado, depois de quatro meses em queda.

Segundo o Prefeito do Rio o comprovante será exigido também nos centros de convivências de idosos e para ter acesso a programas de assistência da prefeitura. O carioca poderá apresentar o certificado digital de vacinação pelo app ConecteSUS.

O Rio adota medidas semelhantes a outras cidades pelo mundo como Nova Iorque, que passou a exigir a apresentação do comprovante de vacinação para as pessoas que queiram frequentar restaurantes, academias de ginásticas ou lugares fechados como cinemas e os teatros.

Plano de retomada:

2 de setembro – Liberação de eventos em ambientes abertos. Permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (50% da capacidade). Liberação de público em boates, casas de shows e festas em locais fechados (50% da capacidade) com esquema vacinal completo. O uso de máscaras obrigatório.

17 de outubro – Boates, casas de show, festas em locais fechados e estádios liberados para abrir com 100% da capacidade desde que apresentando esquema vacinal completo. O uso de máscaras obrigatório.

15 de novembro – O uso de máscara será obrigatório apenas em transporte público e estabelecimento de saúde. A partir dessa data, a prefeitura vai liberar a livre circulação das pessoas, sem restrição de capacidade e distanciamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo