Notícias

Quem é o Homem do Sudário?

Exposição científica sobre um dos maiores mistérios da humanidade chega ao Shopping Grande Rio.

De 23 de agosto a 14 de outubro, o Shopping Grande Rio, do grupo Aliansce, servirá de vitrine para a exposição internacional gratuita “Quem é o Homem do Sudário”. A exposição traz as explicações científicas sobre os mistérios que envolvem o Sudário e reconstitui a trajetória do Homem do Sudário, através de réplicas de elementos datados da Antiguidade. O público que visitar a mostra será surpreendido com um cenário que fará parte da decoração interna do shopping.

 

Na entrada do shopping, os visitantes poderão “entrar no clima” da exposição com a decoração em arco, as plantas e a iluminação que remetem à antiga Jerusalém. No interior do mall, a exposição será montada dentro de um cenário, criado pelo cenógrafo Clécio Regis, com iluminação de Renata César, que imprime uma atmosfera rústica ao local. Os visitantes poderão conferir os detalhes das cinco fases da exposição na abertura da mostra, através da apresentação de um vídeo produzido pela Ultra Comunicação, que revela informações importantes sobre o estudo.

 

A exposição de cunho cultural, histórico e científico é dividida em diferentes módulos que auxiliam na análise científica de um dos mistérios mais estudados da humanidade. A mostra contém réplicas dos pregos, flagelos, da coroa de espinhos e moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário, mais de 30 painéis que incluem pesquisas sobre o lençol sepulcral, o percurso histórico, além da tumba com a escultura de bronze em tamanho natural e do holograma em 3D, produzido em raio laser pelo cientista holandês Petrus Soons.

 

“Quem é o Homem do Sudário?” traz, ainda, um facsímile do lençol produzido em Turim, catedral da Itália onde o seu original fica permanentemente exposto. Além dos objetos, a mostra retrata, de forma dinâmica, a partir não só de painéis, mas de vídeos e infográficos, os estudos científicos que comprovam a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário, assim como o estudo do botânico israelense Aminoam Danim, sobre as imagens florais presentes no lençol.

 

“Temos certeza de que a grandiosidade da exposição agregará cultura e informação para todos, independente da religião de cada um. Estamos curiosos para ver a reação do público, já que a exposição foi  sucesso absoluto nos lugares por onde passou”, afirma a superintendente do Shopping Grande Rio, Adriana Santilhana.

 

Segundo o curador da exposição e estudioso do Sudário, Padre Alexandre Paciolli, o evento traz uma série de revelações que a ciência tem estudado a fundo e que envolveram mais de 40 cientistas em todo o mundo e quase 200 horas de trabalho em pesquisas sobre o lençol fúnebre. “Química, física, numismática, biologia… Quantas áreas nos levam a percorrer o passo a passo desse grande estudo, que possui representatividade no mundo. Para mim, o Sudário de Turim é um grande desafio à ciência e nos ajuda a crescer em muitos campos culturais”, diz o Padre Alexandre.

 

 

Informações técnicas sobre a gruta cenográfica

 

Segundo o cenógrafo Clécio Regis, esta é a primeira exposição internacional na Baixada, Rio de Janeiro, e com o maior volume de cenografia para exposição já feita num shopping center no Brasil, que contou com mais de 40 profissionais envolvidos. “É um prazer estar envolvido em um projeto desta natureza e importância, ainda mais se levarmos em consideração que a região é carente de cultura e entretenimento e que o Shopping Grande Rio vem justamente preencher esse vazio com eventos desse porte”, diz.

 

A gruta cenográfica possui 210 m² de parede de pedra em escultura de isopor, poliuretano, madeira, compensado e pintura de arte; mais de 1000m² de tecidos; além de 250m² de piso feito de borracha com pintura de arte, criando um efeito de pedra. “O produto final possui pintura de arte, o que dá pleno realismo, simulando as paredes calcárias típicas de Jerusalém”, explica Régis.

 

SERVIÇO:

Exposição: “Quem é o Homem do Sudário?”

Local: Shopping Grande Rio, na Praça de Eventos

Data: 23 de agosto a 14 de outubro

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 22h.

Entrada: Gratuita

O Shopping Grande Rio fica na Rodovia Presidente Dutra, 4.200, São João de Meriti – Telefone: (21) 2430-5111.


Texto e imagem fornecidos pela assessoria de imprensa.


Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo