Psicóloga Bia Morais explica sobre o Bloqueio Emocional
Definição e Mecanismo
O bloqueio emocional, possui como função principal evitar dor e sofrimento em situações que ainda surgirão, se baseando em situações já vividas pelo sujeito. Tal bloqueio age de forma inconsciente para proteger o indivíduo de mais sofrimento.
A Natureza Ambígua do Bloqueio
Dessa forma, podemos dizer que o bloqueio emocional age como se fosse um escudo. Apesar do que se possa parecer, o bloqueio emocional não é algo positivo, pois as emoções precisam ser sentidas, mesmo as que colocamos como “negativas” (raiva, tristeza e medo, por exemplo).
Não existem emoções negativas ou positivas, são apenas emoções e cada uma delas tem a função de nos proteger contra algum perigo iminente. Quando surge uma situação ruim, pode até parecer que estamos lidando bem com ela, mas na verdade é apenas o bloqueio emocional surgindo e como consequência, na realidade, estamos fugindo daquele problema.
Consequências Fisiológicas
As emoções estão ligadas também ao nosso organismo de forma fisiológica, pois mesmos esses bloqueios emocionais podem ser encarados como um corpo estranho dentro do nosso organismo, como se fosse um vírus ou uma bactéria, e assim, o corpo luta contra isso, podendo até mesmo ficarmos doentes por conta desse bloqueio emocional que se desencadeia.
Sintomas e Reconhecimento
Assim como outros tipos de transtornos psicológicos, o bloqueio emocional também pode apresentar sintomas, os quais devem ser observados e tratados por profissionais de saúde. São eles, a ansiedade de forma ampliada em situações novas ou até mesmo o estresse, sentir emoções consideradas negativas de modo constante, não sentir interesse, apresentar uma grande dificuldade para tomar decisões, evitar outras pessoas e/ou situações as quais exigem uma interação social.
Tratamento e Recuperação
Para tratar o bloqueio emocional é necessário seguir alguns passos, sendo o primeiro deles buscar ajuda profissional de um psicólogo, pois o mesmo passará todas as informações necessárias para tratar o problema. O segundo passo, é reconhecer que o problema existe e se dedicar na sua recuperação. O terceiro passo é um dos mais importantes, pois consiste em sentir as emoções, seja a tristeza, a alegria, a raiva, o desprezo e até mesmo o medo.
Impacto nas Relações
O bloqueio emocional funciona como um muro e todas as nossas relações podem ser abaladas quando construímos esse muro, pode ser a relação familiar, com o parceiro, com amigos, entre outros. Por esse motivo, é necessário reconhecermos isso como um problema e o qual possui tratamento e informações sobre. A terapia pode ajudar.
Prontos para cuidar da saúde mental da maneira mais adequada?
Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga: CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br
Muito bom esse texto. Ótimo trabalho
Muito bom o seu trabalho, bastante informativo