Dicas & Curiosidade

Poder de marca como influenciador de vendas

Entenda como o poder da marca influencia em suas vendas

Quando uma marca é atrelada a produtos ou serviços, que por sua vez são ligados ao nome de empresa, essa ligação é capaz de potencializar as vendas. 

Isso acontece pois o poder da marca está em seu fator de visibilidade, reconhecimento e memória perante o público consumidor.

Em um mundo no qual a transformação digital causa efeitos cada vez maiores sobre os hábitos de consumo, o poder da marca torna-se essencial para que um empreendimento conquiste autoridade, confiança e popularidade em seu mercado. 

Em última análise, uma marca sólida é um ingrediente infalível na fórmula das conversões. 

Alguns elementos são vitais na criação e manutenção de uma marca diferenciada e, de fato, influem no escopo de seu alcance e engajamento com as pessoas. 

Veja a seguir o real significado de poder da marca, especialmente no ambiente digital, e o quanto isso pode afetar as vendas. 

Aprenda também os elementos-chave que a tornam poderosa e fidelizada, através de dicas de como potencializá-la.

O que significa poder da marca?

Entender o poder da marca tem a ver com diferenciar o produto da empresa que o oferece. A marca está associada a um produto? 

Sim, certamente, mas é um erro reduzi-la apenas a esse elemento. Na verdade, o poder de uma marca vai muito além das propriedades e benefícios de qualquer produto ou serviço.

Isso porque a marca deve estar mais ligada à empresa em si. O raciocínio é simples. 

Um produto se basta em si mesmo, mas a marca acompanha todos os produtos ou serviços que uma empresa gera, bem como o próprio posicionamento e valores da empresa. 

Outro fator que reflete a força de uma marca, em uma relação recíproca, é como gerar tráfego orgânico. 

Nada mais é do que estreitar o relacionamento com o público por meio do poder da internet, sem anúncios pagos.

Isso pode acontecer através de alguns excelentes exemplos de marketing de conteúdo, onde se disponibiliza informações pertinentes ao interesse de seu público-alvo. 

A presença nas redes sociais, em constante interação com as pessoas, também influencia em como conseguir tráfego orgânico. 

Por fim, criar canais onde é possível realizar cadastro de potenciais clientes através de e-mail também conta na hora de solidificar o poder de uma marca. 

Afinal, alimentar o público interessado com mais informação e interação genuína torna-o mais inclinado a se decidir pela sua marca.

Entenda como uma marca influencia em suas vendas

Poder da marca influencia vendas
imagem: Canva.com

O poder da marca gera na mente das pessoas uma imagem sólida, a qual irão associar a uma determinada empresa pelo tempo em que ela existir. 

Ao invés de focalizar as vendas por produto, você pode colocar o foco na marca, que irá impulsionar os clientes a se decidirem pelos seus produtos ou serviços com frequência.

Quando a marca torna-se parte da rotina do público, especialmente no ambiente online, ela nunca sai de sua memória. 

Sempre que uma pessoa ver o logotipo, irá associá-la aos seus produtos. Não apenas isso, mas uma marca forte torna-se em uma fonte de informação, em uma verdadeira referência.

Por exemplo, se o seu nicho é o ensino de idiomas, o ideal é ter presença online nas redes e alimentar o público com aulas gratuitas, e-books, vídeos e artigos informativos.

Utilizar a estratégia de Guest Blogging é a melhor estratégia em marketing de conteúdo, para potencializar a marca da sua empresa na internet.

Isso porque, o Google entende que ao possuir links apontando para o seu site, automaticamente “você é referência” naquele tema!

Deu pra entender?!

Realizar guest blogging e ter artigos publicados em blogs de terceiros, além de maximizar a marca da sua empresa na internet, possibilita:

  • Aumento de tráfego;
  • Engajamento de novos clientes;
  • Reconhecimento em seu nicho;
  • Autoridade perante o tema;
  • Maximização de exposição no topo dos mecanismos de busca, como o Google.

Estes, dentre outros, são alguns dos benefícios que o guest blogging traz para o posicionamento da sua marca!

Assim, no momento em que uma pessoa interessada tiver necessidade por um serviço ou produto desta natureza, irá direto recorrer à sua marca. 

Esse movimento deve ser realizado em um ciclo, pois é normal que se ofereça sempre mais novidades. 

Logo, o poder de uma marca afeta diretamente na recorrência das vendas, o que gera maior receita e lucro à empresa.

O que torna uma marca poderosa?

Uma marca poderosa é definida por transformar um produto ou serviço em algo que irá muito além. Em outras palavras, ela entrega significado e transformação à vida de um consumidor. 

Hoje em dia, as marcas mais poderosas do mundo se preocupam em entregar uma experiência completa ao consumidor. 

Desde os primeiros momentos, nos quais o interesse é despertado, até a compra, e depois, para que o consumidor retorne.

Majoritariamente através do marketing, uma marca torna-se uma influência não apenas na mente do cliente, não apenas no seu nicho de atuação, mas é capaz até mesmo de influenciar a cultura. 

Marcas conhecidas e prevalentes como a Coca-Cola, no ramo alimentício, e a Apple, no ramo tecnológico, são a prova desse conceito.

O que é fidelidade à marca?

Quando um cliente chega ao ponto de tornar-se fiel a uma marca, isso significa que o nível de relacionamento entre empresa e consumidor chegou ao nível máximo. 

Esse é o real objetivo de todas as estratégias de branding, na realidade.

O poder da marca consegue gerar fidelidade, pois esse ato está ligado intimamente ao elemento da confiança. 

Como tornar uma marca confiável? O segredo está no tempo e na constância da qualidade.

A confiabilidade se materializa quando o consumidor, mesmo que tenha algum problema eventual, entende que a marca não o decepcionará. 

Ele já “depositou suas fichas” em uma marca que se provou sólida e leal em diversos momentos anteriores.

Essa construção da confiança se dá através da disponibilidade de conteúdo, da entrega de produtos ou serviços superiores e do bom atendimento ao cliente, seja antes, durante ou depois da compra. 

Clientes bem atendidos compreendem que uma empresa não os “abandonará” assim que a venda for feita.

Desse entendimento surge a confiança. Dificilmente, um cliente fiel irá comprar de uma marca concorrente, pois sabe que é mais seguro ir naquela que já conhece. 

Ainda que o preço seja mais caro, o valor da confiança está agregado ao produto ou serviço que deseja adquirir, e isso é o que determina sua decisão.

Dicas para potencializar a marca da sua empresa

Uma vez compreendido o que é o poder da marca e até onde pode levar a sua empresa, é hora de passar às dicas práticas a fim de implementar as estratégias corretas para que sua marca também prospere.

Marketing de conteúdo

Hoje em dia, as pessoas buscam saber tudo o que precisam sobre um determinado produto ou serviço antes mesmo de os adquirir. 

Essa espécie de “ritual” é a brecha ideal para que uma marca se torne influente. Afinal, basta oferecer ao público a informação necessária, de todas as formas possíveis: artigos de blog, download de e-books, assinaturas de newsletter, canal no Youtube, etc.

Redes sociais

As redes sociais são os meios digitais onde a relação da marca e o público pode ser rápida, direta, quase cirúrgica. 

Nas redes os consumidores falarão sobre a experiência deles com seus produtos e a sua marca poderá responder.

Investir na resposta e valorização da interação com clientes é essencial. Mesmo que a relação pareça distante. 

Basta pensar em casos como a Netflix, que costuma interagir de uma forma única com seus clientes e tornou isso em uma cultura.

Atendimento ao cliente

Essa é uma “regra de ouro”, pois é praticamente uma questão de educação, de decoro. Em última análise, a boa fama de sua marca está em jogo aqui. 

Quanto mais rápido, eficaz e humanizado for o atendimento ao cliente, maiores as chances de ter uma carteira de clientes fiéis, que passaram, inclusive, a divulgar a sua marca.

Conclusão

O poder da marca é um fator de vital importância para a sobrevivência de uma empresa. Não basta apenas investir em novidades, no sentido de criar novos bons produtos e serviços. 

É preciso comunicar ao público que a sua empresa trabalha com esse direcionamento o tempo todo.

É preciso gravar na mente das pessoas a imagem de sua empresa através da marca, de uma forma tão intensa que elas mesmas associam as cores, o logotipo, as redes sociais e tudo o que envolve a marca com a autoridade e a confiança.

Por todos os fatores levantados, uma marca de qualidade é sinônimo de relacionamento saudável entre empresa e cliente, bem como de fidelidade e, por fim, vendas constantes e em volume cada vez maior.

Bons negócios,

Abraço!

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo