Notícias

Theatro Municipal do Rio recebe público de 800 pessoas para prestigiar classe contábil

Samir Nehme discursa em Solenidade de Posse no Theatro Municipal
Créditos Fernando Alvim

Oitocentas pessoas lotaram o Theatro Municipal do Rio de Janeiro na última sexta-feira (11/02) para prestigiar a solenidade de posse do CRCRJ, a primeira aberta a todos os profissionais da contabilidade.

Entre representantes das instituições mais renomadas de todo país – 22 delegações do Sistema CFC/CRCs e representantes dos três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – o público acompanhou um evento grandioso, à altura da classe contábil fluminense.

Além dos discursos sobre a essencialidade da profissão, os presentes assistiram ao rito de posse da diretoria e dos conselheiros. A noite foi encerrada com um espetáculo da companhia de dança Carlinhos de Jesus.

Presença de autoridades de todo o país

A mesa solene contou com a participação do Presidente Samir Nehme, do anfitrião da noite Renato Mansur, presidente do SESCON RJ. Além do Secretário de Fazenda, Nelson Rocha, representando o governador Cláudio Castro.

Estiveram presentes ainda o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, do Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar, e da Vice-Presidente de Controle Interno do CFC. E Vitória Maria da Silva, representando os presidentes anteriores do CRCRJ.

Em seu discurso, Vitória fez menção à representatividade da nova gestão. “Desejo uma gestão exitosa e com certeza será, uma vez que 50% do corpo de conselheiros é composto por mulheres competentes e comprometidas com o sistema contábil brasileiro“. 

Demonstrando a articulação do Conselho com o poder legislativo e instituições parceiras, a mesa contou ainda com a presença do representante da bancada do RJ no Congresso Nacional, o deputado federal Hugo Leal. E do representante da ALERJ, deputado estadual André Corrêa, do diretor do Senac Rio, Sérgio Ribeiro e do superintendente da Receita Federal Flávio Passos Coelho.

Aproximação com entidades


Ao parabenizar a classe, o representante da Receita reconheceu a relevância e agradeceu a gestão do CRCRJ pela aproximação entre as entidades. “A atuação dos contadores em nosso estado se destacou bastante nos últimos dois anos, mas é importante notar que o serviço prestado pelos profissionais da contabilidade é essencial em todos os momentos e cenários”. defende o superintendente da Receita Federal Flávio Passos Coelho.

Todo o evento foi marcado por discursos potentes destacando a atuação da classe. Como o do deputado André Corrêa, autor da Lei 9547/2022, que estabelece atendimento preferencial aos profissionais da Contabilidade nas repartições e concessionárias de serviços públicos do Estado do Rio de Janeiro. 

“Em relação à figura pública do contador, a palavra-chave de se colocar é confiança. Essa é a palavra que mais exprime a relação pública e o exemplo dos contadores”, enalteceu o deputado estadual.

Em sua fala, o Presidente Samir compartilhou sua trajetória com a contabilidade e falou sobre o propósito em contribuir com a classe.

“O que estamos propondo é uma mudança de mentalidade, uma mudança no agir. É ter coragem para sair da zona de conforto em busca de algo grandioso, não para um, para 54 mil. É sobre honrar cada voto dos contadores e técnicos em contabilidade que apostaram na continuidade de um projeto que foi atravessado por uma pandemia, mas que, ainda assim, entregou muito”, discursou.

Sem precedentes: pela primeira vez, o evento foi aberto a todos os profissionais da contabilidade

Além de autoridades, a solenidade contou com as presenças mais aguardadas para a noite, aqueles que fazem da classe contábil a potência que ela é: os profissionais da contabilidade. 

A contadora Daniele Magalhães compareceu ao evento e se disse honrada por poder prestigiar a solenidade.

Ela descreveu como uma representação do destaque que a profissão vem recebendo. “Nosso conselho está ganhando cada vez mais notoriedade, está se tornando o que é, de fato: essencial para a sociedade. E se tornando mais presente no Governo Brasileiro, a fim de auxiliar na organização. E também no controle das informações, na desburocratização, facilitando o empreendedorismo no Brasil”, relatou.

Para o contador Juan Guimarães, assistir aos discursos despertou confiança. “Eu me senti emocionado. Presenciar a importância que a nossa classe tem e o quanto está sendo bem vista, pela iniciativa privada e também pelo setor público, me deixou muito feliz e satisfeito. Acima de tudo, me deixou principalmente confiante de que seremos cada vez mais valorizados. Essa posse, em um lugar como o Theatro Municipal, demonstrou essa nova fase. Saber que as autoridades estão considerando as informações técnicas dos profissionais da contabilidade para as tomadas de decisão do nosso país é de suma importância”, descreveu o profissional. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo