Marcas nacionais lançam domínios com nomes próprios durante o Rio Info
Natura, Vivo, Bradesco, Itaú, Rede Globo, Ipiranga e Uol são as primeiras empresas privadas brasileiras a obterem domínios com o nomes de suas marcas como “.natura”, “.vivo” etc, em substituição ao “.com.br” ou o .org”, por exemplo. A assinatura do contrato de concessão dos domínios será realizada durante o Rio Info 2015 e contará com a presença de Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade internacional responsável pela coordenação da identificação dos indicadores públicos da internet, o sistema de domínios e os números de IPs.
Para a aprovação da concessão, que dá o direito ao uso irrestrito do domínio, as empresas precisaram comprovar, por meio de uma série de exigências, que são mesmo donas das marcas, evitando a ocorrência de fraude. “Algumas marcas solicitam o domínio por uma questão de segurança, além da exclusividade em ter o nome da marca no próprio domínio”, conta Daniel Fink, gerente de relacionamento da ICANN no Brasil.
Segundo Daniel, o conjunto de domínios faz parte do programa de expansão de novos domínios de topo – aqueles localizados mais à direita do endereço web – realizado pela entidade em todo o mundo. “Além das marcas, outros domínios também estão sendo criados como, por exemplo, “.pizza”, “.expert” etc. Mais de 1300 novos domínios devem ser criados nos próximos anos em todo o mundo. Desde que iniciamos o programa, mais de 600 já foram aprovados. Um dos desafios é divulgar esse novo formato para o usuário”.
A ICANN lançou o programa de novos nomes de domínio em junho de 2011. Entre 2012 e 2013, 1930 empresas solicitaram um domínio no novo formato. “Esta foi a primeira grande expansão dos nomes de domínio de topo. A decisão que a ICANN cumpre neste momento é garantir que este conjunto de novos nomes funcione perfeitamente na Internet. Está tudo indo bem e já existem planos de lançamento de uma nova chamada, para que outras empresas ou instituições solicitem seus registros nos próximos anos”.
Domínio . rio
O Rio de Janeiro se tornou pioneiro da América Latina no uso de domínio com o nome da própria cidade. No ano passado foi lançada a campanha Meu Domínio .Rio (www.meudominio.rio), para que empresas e pessoas físicas da cidade pudessem solicitá-lo. A cidade entrou no mesmo patamar digital de Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim, por exemplo.
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade nacional gestora do domínio web “.br”, também adquiriu novos domínios com nomes em português, o “.final” e o “.bom”. Dessa forma, a NIC.br expande a oferta de domínios, além do “.br”, caracterizado como Country Code Top Level Domain (ccTLD), o qual detêm o registro desde 2005.
Internet global
Segundo Daniel, nos próximos meses deve acontecer um momento histórico na internet, que é a transição da custódia dos EUA para a comunidade internacional, na administração das funções da Iana, órgão técnico da ICANN que viabiliza que os domínios sejam criados. “Essa é a última etapa para as mudanças acontecerem na raiz da internet. Os EUA nunca abusou do poder com a guarda da internet global, mas sempre trazia um certo desconforto para os outros países ter todo esse poder em um único país. Antes, toda a mudança feita no servidor da internet global precisava ser provada pelo governo dos EUA.”
A mudança ajudar a garantir uma das principais características da internet, que é a de ultrapassar fronteiras e poder operar em todos os países de forma unificada. “O importante da Internet é que ela seja única. Sua globalização é um bem que a humanidade conquistou e isso traz benefícios para todos, em especial para os empresários. A possibilidade de alguém criar uma inovação aqui no Rio de Janeiro e pode ser tornar um serviço global, é uma coisa fantástica”.
A ICANN também exerce um papel importante para o funcionamento da internet no que diz respeito às diretrizes, organização das políticas e decisões para o mercado, que são tomada com base na contribuição de diferentes grupos representativos da sociedade em todo o mundo, como os governos, a iniciativa privada os próprios usuários.
Para Daniel, o Brasil segue o exemplo com uma coordenação multissetorial da internet que dá, voz a todos os setores por meio das ações do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade nacional gestora do domínio web “.br” e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br). “Muitos países ainda realizam a coordenação de suas redes nacionais apenas com base nas decisões do governo”.
Sobre o Rio Info 2015
O Rio Info, principal evento dedicado à Tecnologia da Informação e negócios no país, é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio do Sebrae/RJ e Fenainfo. Os dados acumulados das doze edições anteriores somam mais de 15 mil participantes, duas mil empresas entre brasileiras (de 20 estados) e estrangeiras (16 países) e potencial de negócios de R$200 milhões. Todas as atividades do Rio Info 2015 estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho: “Sociedade digital”, “Empreendedorismo, inovação e negócios”, “Tecnologia da Informação – presente e futuro”, “Profissionais do futuro” e “Política de fomento à TI”. Confira a programação completa pelo site www.rioinfo.com.br.
SERVIÇO:
Rio Info 2015 – 13º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro.
Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br