Notícias

Waldeck Carneiro progride para Professor-Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Educador segue os caminhos do sociólogo Florestan Fernandes

O ex-deputado estadual Waldeck Carneiro segue sua carreira acadêmica na Universidade Federal Fluminense a todo vapor. Recentemente, se submeteu ao exame para progressão à classe de Professor Titular da UFF, a mais elevada da universidade, após 33 anos como docente, tendo sido aprovado com louvor perante uma banca qualificada formada por professoras doutoras e titulares da UFRJ, da UERJ, da UNIRIO, da PUC-RIO e da própria UFF. Em um ambiente de discussão acadêmica e compromisso político com a educação, Waldeck apresentou um memorial intitulado “Educação e Política: memórias, utopias e rupturas”, de 207 páginas.

Ser, ao mesmo tempo, professor-titular de uma grande universidade pública e político é algo raro na sociedade brasileira. Uma das que alcançaram tal status foi exatamente uma das examinadoras da banca de Waldeck, a professora Lia Faria, ex-secretária de educação do estado, que esteve no grupo que pensou e construiu os CIEPs, ao lado de Darcy Ribeiro, nos governos de Leonel Brizola no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, os únicos que alcançaram êxito tendo um mandato parlamentar e sendo professores de universidades foram o sociólogo e educador Florestan Fernandes, um dos intelectuais mais influentes do século XX, que foi deputado federal por São Paulo em dois mandatos (1986 e 1990), e agora Waldeck Carneiro, deputado estadual pelo Rio de Janeiro também em dois pleitos eleitorais (2014 e 2018).

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo