Cinema & TeatroLives

LIVE: Musical “Meus Cabelos de Baobá” mostra beleza e valores africanos

Há anos ela idealizava um espetáculo que mostrasse de uma forma poética o universo feminino negro e as estéticas negras brasileiras e africanas. E graças a uma viagem ao Senegal o desejo começou a se concretizar. Assim nasceu e cresceu “Meus Cabelos de Baobá”, musical concebido pela atriz e bailarina Fernanda Dias, que será apresentado domingo, 11/04, on-line a partir das 19h.

Com trilha musical tocada e cantada ao vivo,  o espetáculo conta a história da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá.  A árvore, Baobá, ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima. Primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha. Assim Dandaluanda  passa a ficar consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra. 

Musical busca quebrar padrões e valores eurocêntricos que dominam a cena cultural

A atriz diz que pretende com a obra dar luz a temas que atravessam de forma cortante as mulheres, em especial as que carregam durante toda vida o negrume no seu corpo e na sua história.

– Podemos notar que no cenário cultural brasileiro os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras – enfatiza Fernanda Dias.

FICHA TÉCNICA 

Direção – Vilma Melo / Argumento – Simone Ricco / Texto – Fernanda Dias / Elenco – Fernanda Dias, Anna Paula Black e Bèa / Figurino- Clívea Choen / Desenho de luz – Binho Schaefer / Operador de luz –  Victor Tavares / Direção musical e percussão – Bèa  / Coreografias- Fernanda Dias e Charles Nelson / Música Originais – Jhon Conceição, Bárbara Santos, Rony Valk e Beá / Concepção de cenário e projeto gráfico – Cachalote Mattos / Idealização – Fernanda Dias / Produção local: Claudia Bueno

 SERVIÇO

“Meus Cabelos de Baobá” – 11 de abril –domingo –  19h

Transmissão

https://www.instagram.com/SescAoVivo/

youtube.com/sescsp

Classificação: maiores de 10 anos  / Duração: 40 minutos / REALIZAÇÃO SESC SÃO PAULO

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo