Lançamento do Livro Homenageando Darcy Ribeiro é prestigiado por 200 pessoas
Obra organizada pelo professor Waldeck Carneiro traz 9 artigos de 15 educadores
Índice
Detalhes do Evento
Na última segunda-feira (07/08), a Livraria Blooks em Niterói foi palco para o lançamento da obra “Tributo ao Centenário de Darcy Ribeiro – Intelectual, Político e Gestor Insubmisso”, com a presença de aproximadamente 200 entusiastas. O evento contou com a presença de nomes renomados, como Antônio Cláudio da Nóbrega, Reitor da UFF, políticos, escritores e acadêmicos.
Sobre a Obra
O livro, que é o segundo volume da Coleção “Diálogos com Pensadores da Educação Brasileira”, da Editora Nitpress, foi organizado pelo professor Waldeck Carneiro. Composto por nove artigos de quinze educadores, a obra faz uma profunda análise da contribuição literária e acadêmica de Darcy Ribeiro, realçando sua posição de destaque como um dos pensadores mais brilhantes do Brasil. O volume ainda conta com um relato especial do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha sobre suas experiências com Darcy.
Foco na Educação e no Diálogo
As obras da coleção têm como essência o diálogo no campo da Educação, crucial para o progresso em todas as esferas do saber. O segundo volume enfatiza o pensamento de Darcy Ribeiro, interagindo com nomes consagrados da educação nacional e internacional. “Sua atuação no campo da educação ressoa com pensadores como Pierre Bordieu, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira”, observa o organizador Waldeck.
Visão Editorial
Para Luiz Augusto Erthal, editor da Nitpress, o tributo a Darcy Ribeiro é inspirado pela busca incessante de justiça social, liberdade e a visão de construir um Brasil próspero e justo. Ele destaca a grandeza do sonho de Darcy, tão vasto quanto sua personalidade multifacetada.
Participações Especiais
O livro tem seu prefácio escrito pela Professora-Titular da Uni-Rio, Malvina Tuttman, e posfácio por Lúcia Velloso Maurício, ex-Diretora de Capacitação do Magistério dos CIEPS. A obra tem contribuições de diversos acadêmicos e do próprio Waldeck Carneiro.