Notícias

Lançamento do Fórum de Gestão Democrática da Educação no Rio

Iniciativa Conjunta para a Promoção da Democracia na Educação


Evento de Inauguração

O Fórum de Gestão Democrática da Educação Professor Jorge Najjar, uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF) através do Núcleo de Educação e Cidadania (NUEC-UFF), em colaboração com o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, será lançado na UERJ Campus Maracanã. A inauguração ocorrerá na quinta-feira (16/11), às 18h, no Auditório 113 do Bloco F.

Objetivos e Metas

Esta ação extensionista visa promover diálogos constantes com instituições de educação básica no estado do Rio de Janeiro. O foco principal é interagir com diretores, equipes de gestão, profissionais da educação e fóruns municipais de educação. O objetivo central é destacar a importância da gestão democrática na educação, um princípio organizativo essencial segundo a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

Atividades Planejadas

Conforme mencionado por Waldeck Carneiro, Professor Titular da UFF e Coordenador do NUEC, o fórum planeja realizar debates, rodas de conversa e divulgar pesquisas e publicações. O intuito é manter viva a ideia de democracia no contexto escolar e reafirmar a democracia como um valor fundamental na educação e na sociedade brasileira.

Homenagem e Reconhecimento

O fórum homenageia Jorge Najjar, ex-Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFF, cuja vida foi dedicada à gestão democrática da educação. Waldeck Carneiro enfatiza a importância de preservar a memória de Najjar no âmbito da educação democrática.

Eventos Adicionais

O lançamento do fórum também incluirá um Ato de Desagravo aos animadores culturais da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e o relançamento do livro “Conselhos escolares, gestão democrática e qualidade de ensino: é possível estabelecer relações?”, da autora e professora Fátima Lima.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo