Saúde & Bem Estar

Janeiro Branco: o que é e qual a sua importância

Por: Gustavo Zancheta, psicólogo

Tanto a saúde mental, quanto a emocional, são fundamentais no dia a dia. É, também, de suma importância que ambas estejam, sempre, equilibradas para um melhor bem estar. Assim, o “Janeiro Branco” veio com a missão de manter esse equilíbrio. Muitas das vezes, é difícil mantê-lo por conta de acontecimentos que afetam a mente: problemas familiares, com os amigos, no trabalho e até no interior pessoal, por muitas das vezes, enxergar um fato que nunca existiu. Com o objetivo de despertar a atenção da população, essa campanha brasileira, na ativa há oito anos, ajuda na conscientização de danos psicológicos.

Esta, gera a conscientização e quebra tabus relativos ao tema. Cada vez mais, percebemos que é absolutamente necessário que o indivíduo cultive seu equilíbrio mental/emocional para levar uma vida mais funcional e feliz. Informa e orienta, não somente os que sofrem de transtornos mentais, mas também seus familiares e amigos, possibilitando assim, mais inclusão social, a diminuição de tabus e preconceitos e o acesso e encaminhamento de pessoas em sofrimento mental/emocional à ajuda profissional de profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras.

Abrange, sem dúvidas, crianças e adolescentes, pois pretende orientar a todos em sofrimento mental. O Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2022, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha prioriza espaços abertos e meios online.

Vale ressaltar que ficou mais intensa devido ao abalo emocional na propagação da Covid, pois o contexto em que se vive torna ainda mais importante a divulgação da campanha Janeiro Branco. Atualmente assistimos a explosão de casos de Ansiedade e Depressão, além de outros Transtornos, por conta do cenário de incerteza, insegurança e medo impostos pela pandemia. As pessoas precisam saber que não devem sofrer sozinhas e em silêncio e que é fundamental procurar ajuda profissional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo