Notícias

Espetáculo "Il Primo Miracolo", de Dario Fo, em cartaz

Monólogo que é uma paródia sobre a infância de Jesus, tem apresentações de 4 a 18/07

“Il Primo Miracolo” é uma combinação do texto do italiano Dario Fo (Prêmio Nobel de Literatura 1997), com a dinâmica dos quadros da série “Os Retirantes”, de Cândido Portinari. O resultado dessa união – texto cômico e imagens fortes – é uma elaborada linguagem visual e sonora, que permite aos espectadores transitar entre gargalhadas e reflexões mais profundas. O espetáculo, que integra o projeto Dulcina Abraça o Sul, faz curtíssima temporada no Teatro Dulcina, de 4 a 18 de julho (todas as quartas).
No monólogo, o ator e diretor Roberto Birindelli, sem recursos de cenografia, figurino ou iluminação, interpreta 22 personagens. De forma divertida e bem-humorada, a peça satiriza os valores atuais da sociedade, a partir da história bíblica, mas sem conotação religiosa. A montagem estabelece uma relação cômica e sarcástica da infância de Jesus, com questões como a opressão, os preconceitos raciais, a fome e o exílio, expondo as relações de poder e as várias formas de segregação.

Através de uma paródia dos primeiros anos da vida de Jesus, são mostrados o lado humano e contraditório de sua família, seus defeitos e virtudes, permitindo que o público se identifique. E por considerar a participação do público um fator indispensável, o diretor buscou também aproximar ainda mais a história do cotidiano da família brasileira, a fim de mostrar a universalidade da obra. Segundo Birindelli, “Há três momentos no espetáculo: o primeiro é de surpresa e estranhamento; o segundo é de questionamento, é quando vemos que somos parecidos e tão engraçados quanto as personagens do espetáculo; e o terceiro momento é o da emoção, quando descobrimos que essas figuras da história, mais do que sagradas, são humanas”.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa cênica do performer e na relação ator-espectador, sob a influência de Eugênio Barba, Odin Teatret, na Dinamarca, e o Laboratório Unicamp de Movimento e Expressão – LUME.

A comédia está há mais de 16 anos em cartaz e já foi assistida por mais de 150 mil espectadores, em mais de 120 cidades de sete países.

SOBRE O PROJETO DULCINA ABRAÇA O SUL
De abril a julho deste ano, o Teatro Dulcina, na Cinelândia, Centro do Rio, abriga o projeto “Dulcina Abraça o Sul”. A nova ocupação traz ao palco do tradicional espaço carioca as obras de maior destaque no teatro gaúcho nos últimos três anos. O projeto, criado por atores, produtores e diretores das principais companhias do Sul do país, apresenta no circuito carioca muitos dos espetáculos famosos na região, que nem sempre chegam por aqui.

FICHA TÉCNICA
Texto: Dario Fo
Direção, atuação e tradução: Roberto Birindelli
Direção de palco: Vanessa Longoni
Preparação vocal: José Cláudio Fonseca Moreira

SERVIÇO
“Il Primo Miracolo”
Datas: De 4 a 18 de julho (quartas-feiras)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro (Cinelândia)
Telefone: (21) 2240-4879
Lugares: 350
Bilheteria: De quarta a domingo, das 14h às 20h
Duração: 50 minutos
Ingresso: R$20 (inteira) / R$10 (meia) para idosos, estudantes e classe artística
Classificação: 14 anos

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo