CelebridadesDicas & Curiosidade

BBB 23 – Por que Fred Nicácio cruzou os dedos no final da conversa com Cristian Vanelli?

CONHEÇA IFÁ, A PRÁTICA RELIGIOSA DO MÉDICO FRED NICÁCIO DO BBB

 

O culto de Ifá entrou na ordem do dia na semana de carnaval quando, dadas as manifestas ações de intolerância religiosa, o apresentador do programa chamou o médico e ele falou da sua vivência com Ifá.

Fred Nicácio, homem negro, gay, médico e praticante de religião de matriz africana, foi alvo nestes últimos dias de intolerância religiosa por dois dos participantes do programa que afirmaram ter medo das coisas que ele poderia fazer.

Graças aos novos ares soprados sobre o país, a direção do programa decidiu dar a Nicácio a oportunidade de falar e ele falou.

O que é Ifá?

Ifá é manifestação da sabedoria de Olofin, a maior divindade do Panteão Yorubá, e liga o ser humano ao seu destino.

No mundo hoje temos duas grandes linhagens de Ifá. A nigeriana, africana ou tradicional, que é a linhagem seguida pelo doutor. E a linhagem afro cubana, seguida por este escrevinhador.

Ambas as linhagens são regidas pelo Orixá Orunmila, e tratam de 256 odus que descrevem fragmentos da vida humana até liga-los ao destino de cada pessoa que busca esse saber.

O objetivo primordial de Ifá é dar a quem o busca as ferramentas do mais profundo autoconhecimento livrando assim a pessoa dos seus osobos (negatividades) fazendo com que ela viva seus ires (positividades) da melhor forma possível.

Ifá, para os seus sacerdotes, chamados de babalawos, é religião, uma vez que somos submetidos a regras, doutrinas, normas e liturgias como em qualquer religião. Para o Awofakan e a Apetebi (homem e mulher iniciados) Ifá pode ser tratado como um conceito filosófico, pois não é dele obrigar ninguém a escolher entre Ifá ou qualquer outra manifestação religiosa.

Sendo assim, qualquer pessoa pode e deve se iniciar em Ifá para acessar todo esse conjunto de informações descrito acima.

Ifá funciona como um sistema oracular que é lido e interpretado pelo babalawo que, por intermédio das histórias, dos versos e das descrições do odu, orientará o consulente de acordo com o que Orunmila determinar na consulta.

E quanto a pergunta tão esperada.

Por que Fred Nicácio cruzou os dedos no final da conversa com Cristian Vanelli?

Segundo o Babalawo Marcio Gualberto, nada tem a ver com o Ifá, esse gesto, foi apenas um ato supersticioso do Fred, finaliza.

Como conhecer melhor Ifá?

A fonte mais confiável para se conhecer Ifá é buscar um babalawo de confiança que lhe dê as explicações necessárias e tire suas dúvidas.

Somente assim você encontrará informações precisas e obterá as respostas objetivas para o que você busca.

Marcio Alexandre M. Gualberto
(Awo ni Orunmila Obeate Ifairawo)
Jornalista, escritor, autor do Mapa da Intolerância Religiosa, Salvador, BA, 2011

Mostrar mais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Compreensível devido ao pouco tempo de TV para aproveitar a oportunidade de apresentar IFÁ massivamente de forma mais ampla, mas por outros meios dá para aproveitar melhor os espaços abertos pela polêmica. Belo texto do Babalawo Márcio Gualberto (por coincidência meu padrinho de IFÁ) mas precisamos de mais textos do tipo.

  2. Adorei a explicação eu mesma não tinha o conhecimento sobre ifá, e o pouco que eu “achava” que sabia foi totalmente oposto do que pude presenciar. Obrigada Padrinho Márcio.

  3. Antes de quaisquer manifestações, no caso, a respeito de religião, é preciso ter conhecimento a respeito de nossas narrativas em nome do desconhecido por muitos brancos. A religião de matriz africana, ainda hoje, somente é “dominada”, ou melhor, é dotada de conhecimento pelas pessoas pretas. Ademais, concordo que teremos muita dificuldade em enfrentarmos os racistas, fascistas e preconceituosos… A luta é grande e árdua de todas as raças.

  4. Uma das grandes conquista que tive em minha vida foi me iniciar em ifa.
    Iboru, iboia, ibosheshe

  5. Achei as informações super relevantes. Tendo dito isso,pretendo me aprofundar no assunto e me iniciar na religião para que assim possa me aprofundar na mesma!

  6. Mesmo com toda a legislação existente de proteção aos grupos vulneráveis e as minorias, neste caso, o que o Dr. Fred viveu, reflete justamente o que as pessoas negras sofrem no seu cotidiano que fere e machuca, mas quem pratica sempre relativiza alegando que foi “apenas uma brincadeira”. Ora, um pequeno gesto adotado pelo Dr. FRED, que nada tem haver com sua religião, foi eivado de preconceito por ele ser preto e praticante do culto à religião de matriz africana, reflete o quão será árdua a luta contra os racistas, fascistas e preconceituosos de qualquer natureza. Obrigado Márcio Alexandre por trazer isso para reflexão nossa de cada dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo