ColunistasLeila Medina - Ginástica para o Cérebro

Baby Boomers – a nova geração de vovôs

Dia 26 se aproximando… o comércio esperançoso com o tão esperado Dia dos Avós… e eu muito curiosa para saber qual será o item mais procurado pelos netos e netas para presentear seus avós. Afinal, já é perceptível a mudança no “perfil” dos avós idosos entre 60 e 80 anos, os baby boomers.

Nascidos entre 1945 e 1964, os novos vovôs vêm revolucionando a “velhice” e fazendo surgir uma nova construção social, a gerontolescência.
Da mesma forma como no início do século XIX surge o termo “adolescência” para nomear o período de transição entre a infância e a
vida adulta, no Brasil considerada entre 12 e 18 anos, surge agora o termo “gerontolescência” para nomear a fase transitória da idade adulta para a “velhice”. Ambas as fases abrigam um período de grandes transformações físicas e psicológicas, a diferença, no entanto está na duração de cada uma.
Quando pensamos na adolescência, surgida no Século 19 como um prolongamento do tempo de dependência da família e de formação para o trabalho, já podemos perceber que o período vem sendo estendido na maioria dos lares e famílias brasileiras. Quem não saberia dar pelo menos um exemplo de alguém maior de 18, 25, 30 anos que ainda vive com os pais, deles dependendo financeiramente e também para auxiliar na educação e cuidados de seus filhos?

Mas por mais longa que se torne a adolescência sob este viés, não se compara ao tempo previsto para a gerontolescência. Já em 2017, em entrevista a Neli Pereira da BBC Brasil o médico Alexandre Kalashi, guru da longevidade, ressaltava que a duração esperada para o período é de 20, 30 ou até 40 anos, pois nunca se viu uma geração que chegasse aos 60 anos com tamanha vitalidade, boa saúde e formação.

Portanto, se você é neto, atenção ao escolher o presente a ser dado a quem traz como legado a revolução sexual, a pílula, a luta contra a ditadura e as revoluções musicais entre outros feitos e que mesmo já estando na fase adulta quando do advento da internet, celular, apps e outros, ainda se sente absolutamente à vontade e seguro para usa-los no dia a dia e defender seus pontos de vista, expor suas opiniões e é parte fundamental da engrenagem que movimenta a economia do país.

Baby Boomers – a nova geração de vovôs
Leila Medina

Leila Medina
Especialista em Ginástica para o Cérebro
Diretora do Método Supera Botafogo

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo