Notícias

Al-Farabi entra em ritmo de Carnaval com programação exclusiva em homenagem ao samba

 

tomaz
Mistura charmosa de sebo, bar e restaurante, o Al-Farabi se destaca no Corredor Cultural do Centro do Rio, com rica carta de cervejas especiais, música ao vivo de qualidade e boa comida. A casa é boa pedida para quem é fã de samba e às vésperas do Carnaval o ritmo toma conta da programação local.
Nos próximos sábados, dias 16 e 23 de janeiro, o Al-Farabi vai receber o historiador Luiz Antonio Simas pela manhã para falar sobre o samba e o Carnaval carioca. No dia 16 de janeiro, o tema será “O exusíaco e o oxalufânico na folia: os orixás nagôs e a história do Carnaval Carioca”. Já no dia 23 de janeiro, será discutido “Escola de samba: árvore que esqueceu a raiz”. As aulas são das 11h às 13h e custarão R$ 60 cada.
Na parte da tarde, a roda de samba gratuita será muito animada com a presença do talento da nova geração do samba Tomaz Miranda. O intérprete do bloco Simpatia É Quase Amor cantará clássicos do samba e as músicas de seu primeiro CD “Os Sambas Que Me Dizem”.
As inscrições para as aulas podem ser feitas nos e-mails comercial@alfarabi.com.br ou evelynchaves@gmail.com ou pelo telefone (21) 98181-0353.
Sobre Luiz Antonio Simas

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de livros, como “O vidente míope”, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. Foi consultor de acervo da área de Música de Carnaval do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado, em 2013, do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . É colunista do jornal O Dia, onde assina coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolve atualmente o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal. Publicou recentemente, em parceria com Nei Lopes, o Dicionário da História Social do Samba.

Sobre Tomaz Miranda

O cantor, cavaquinista, arranjador e produtor, Tomaz Miranda é  formado em música – Bacharelado em Arranjo – pela UNIRIO. Toca profissionalmente desde os 14 anos, fazendo o circuito da noite carioca pela Lapa e outras casas da zona sul como o Bar do Tom e o Vinicius Bar. Tem experiência internacional com shows na França e Argentina. Tomaz Miranda é diretor e intérprete do Simpatia é Quase Amor, um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro.

Como cavaquinista, fez parte dos grupos Vai-da-Valsa e Coisa & Tal, nascidos dos encontros musicais no Bip-Bip, além de acompanhar o cantor Lucio Sanfilippo e a cantora Marina Iris. Em 2013, foi finalista do concurso Novos Bambas do Velho Samba, promovido pelo Carioca da Gema, tendo feito shows pelo circuito da Lapa.

Seu primeiro disco, “Os Sambas Que Me Dizem”, foi lançado no Teatro Rival no dia 13 de Julho de 2015 e está, nesse momento, sendo apresentado em shows pelo Rio de Janeiro. No repertório, músicas de compositores novos na cena musical – Raul DiCaprio, Leandro Fregonesi, Manuela Trindade, Thiago da Serrinha, Lazir Sinval, Abel Luiz, entre outros, e o próprio Tomaz -, de experientes parceiros de roda – Paulinho do Cavaco e Luís Pimentel – e de nomes conhecidos como Moacyr Luz, Toninho Geraes e Toninho Nascimento. Há espaço, também, para uma música inédita de Nelson Cavaquinho, gravada com a participação de Beth Carvalho. Moacyr Luz, Lucio Sanfilippo e Toninho Geraes completam o quarteto de participações.

Serviço:

Aulas com o historiador Luiz Antonio Simas
Local: Al-Farabi –  Rua do Rosário, 30, Centro
Datas: 16 e 23 de janeiro
Horário: de 11h às 13h
Valor: R$ 60 cada
Telefone: (21) 98181-0353
Inscrições: comercial@alfarabi.com.br ou evelynchave[email protected]

Roda de samba com Tomaz Miranda
Local: Al-Farabi –  Rua do Rosário, 30, Centro
Datas: 16 e 23 de janeiro
Horário: Às 16h
Preço: Grátis

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo