Ações Sociais

Semana de Direitos Humanos traz vencedora do Prêmio Jabuti/2024 e ativista dos povos indígenas a Niterói

Bárbara Carine e Eliane Potiguara são palestrantes e atrações da programação gratuita do evento niteroiens

A cidade de Niterói será palco de um evento especial entre os dias 9 e 14 de dezembro: a Semana de Direitos Humanos – Construindo Caminhos Solidários. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), reunirá especialistas, artistas e ativistas em uma programação gratuita que destaca temas como igualdade, justiça social e inclusão.

Abertura do evento com homenagens e palestras inspiradoras
O evento terá início em 9 de dezembro, às 14h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, localizada no bairro São Domingos. Na cerimônia de abertura, estarão presentes o Prefeito de Niterói, Axel Grael, a Secretária de Direitos Humanos, Elana Costa, e Eliel da Silva Moura, representante da Fundação Cultural Palmares.

Semana de Direitos Humanos traz vencedora do Prêmio Jabuti/2024 e ativista dos povos indígenas a Niterói
Educadora Bárbara Carine

Entre os destaques, a escritora e educadora Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação, apresentará sua obra “Como ser um educador antirracista”, que tem inspirado práticas inclusivas no ensino. Também subirá ao palco Eliane Potiguara, escritora e ativista indígena que marcou sua trajetória ao levar questões dos povos originários brasileiros à ONU.

Semana de Direitos Humanos traz vencedora do Prêmio Jabuti/2024 e ativista dos povos indígenas a Niterói
Redações E M Levi Carneiro – imagem: Divulgação

Para encerrar o dia, o público poderá prestigiar uma apresentação especial do cantor e pianista pernambucano Zé Manoel, indicado ao Grammy Latino e reconhecido como um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea.

Semana de Direitos Humanos traz vencedora do Prêmio Jabuti/2024 e ativista dos povos indígenas a Niterói
Eliane Potiguara, escritora e ativista indígena

Festival “Raízes da Diversidade” celebra a cultura e a educação
No dia 10 de dezembro, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) sediará o encerramento do projeto “Raízes da Diversidade”, que trabalhou a temática antirracista em escolas da Rede Municipal de Educação. A partir das 13h, alunos das escolas Portugal Neves, Levi Carneiro, UMEI Margareth Flores e UMEI Lizete Maciel apresentarão desenhos, textos e performances culturais envolvendo funk, hip-hop e samba.

Semana de Direitos Humanos traz vencedora do Prêmio Jabuti/2024 e ativista dos povos indígenas a Niterói
cantor e pianista pernambucano Zé Manoel – imagem: Divulgação

Simpósio Municipal aborda direitos humanos e cidadania
No dia 12 de dezembro, a Faculdade de Economia da UFF, no campus Gragoatá, receberá o Simpósio Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A programação começará às 9h30, com um painel que contará com especialistas renomados, como Juliana Sanches, diretora do ILÊ – Instituto Liberdade e Emancipação; Victor de Wolf, presidente da ABGLT; Adel Bakkour, especialista em atendimento a imigrantes; e Carla Marques, pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos.

À tarde, o simpósio será dividido em eixos temáticos, com debates sobre repressão na ditadura militar, igualdade racial, direitos das crianças, migrantes e intolerância religiosa. O encerramento contará com a palestra de Thales Arcoverde Treiger, defensor público e especialista em direitos humanos, que abordará os avanços e desafios na inclusão e diversidade no Brasil.

Enfoque na saúde dos migrantes e serviços comunitários
O dia 13 será dedicado à população migrante, refugiada e apátrida. Pela manhã, a Faculdade de Enfermagem da UFF será palco do Seminário “Saúde da População Migrante, Refugiada e Apátrida”, com palestras e oficinas organizadas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e outros parceiros.

Simultaneamente, a Cúpula do Caminho Niemeyer sediará a Rota de Direitos, um mutirão que oferecerá serviços gratuitos como regularização de documentos, assistência jurídica, orientações sociais e apoio à integração de migrantes.

Encerramento com samba e diversidade cultural
Para fechar a semana com chave de ouro, no dia 14 de dezembro, o grupo feminino Moça Prosa realizará uma roda de samba ao lado do Terminal João Goulart, em Niterói. O coletivo, formado por mulheres, é conhecido por promover a inclusão e celebrar a herança cultural brasileira por meio do samba.

Programação oficial da Semana de Direitos Humanos de Niterói

  • 09/12: Abertura com palestras e apresentações culturais – Sala Nelson Pereira dos Santos (14h).
  • 10/12: Festival “Raízes da Diversidade” – MAC (13h).
  • 12/12: Simpósio de Direitos Humanos e Cidadania – Faculdade de Economia da UFF – Gragoatá (9h30).
  • 13/12: Seminário sobre saúde de migrantes e refugiados – Faculdade de Enfermagem da UFF (9h).
  • 13/12: Rota de Direitos para migrantes – Caminho Niemeyer (9h às 15h).
  • 14/12: Samba com o grupo Moça Prosa – Terminal João Goulart (10h).

Niterói reafirma seu compromisso com a promoção da justiça e igualdade por meio de eventos que celebram a diversidade e o respeito aos direitos humanos.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo