Copa Sabemi reúne nata do hipismo no Rio
Grandes estrelas do hipismo brasileiro brilharam na CSN Copa Sabemi, segundo concurso do Grand Slam deste ano. A copa foi nos dias 15, 16, 17 e 18 desse mês na pista Roberto Marinho na Sociedade Hípica Brasileira na Lagoa. Os percursos foram desenhados pelo designer internacional Gabriel Pereira Malfatti.
“A festa superou as minhas expectativas. Fomos penalizadas com dois dias com chuva mas também com dois de sol. A equipe que trabalhou para realizar esse concurso trouxe novas ideias e ficou um resultado excelente. Nós que gostamos do esporte gostamos de dividir com todos essa satisfação,” disse Túlio Severo, presidente da Sabemi.
Rodrigo Ullmann Lima, Thiago Mattos, Tiago Mesquita, Rodrigo Sarmento, Stephan Barcha, Luciana Lossio, Carolina Alegria, Stephanie Macieira, Patrícia Vianna, Astrid Monteiro de Carvalho, Daniel Aiex, Papa Demba Ndiour, João Pedro de Souza Robert, Marcello Ciavaglia, José Roberto Reynoso Pires, Nathana Bedran Kalil e vários outros cavaleiros e amazonas mostraram que o hipismo brasileiro tem tudo para brilhar nas competições internacionais.
O concurso foi uma grande festa do hipismo, com barraquinhas de crepe, pipoca, stands de roupas e produtos de montaria e até um mini spa onde os espectadores e os cavaleiros e amazonas podiam fazer uma sessão de shiatsu com profissionais do spa da hípica. À noite atrações musicais como o artista Tibí embalaram as confraternizações. “Levamos meses para organizar essa competição, foi um trabalho em equipe que deu o melhor de si. O número de inscrições foi bem alto ainda mais num momento em que está havendo várias competições em outros estados. E o que eu acho mais bacana foi o clima e o ambiente muito leve é saudável,” explicou Antônio Melo, presidente da SHB.
Já no primeiro dia o conjunto Stephan Barcha e Chevaux Hex Lup venceu a prova com obstáculos mais elevados, de 1,60m, com o tempo de 60,07m, e recebeu a premiação no valor de R$10.500,00. Na sexta, segundo dia, a prova com obstáculos mais elevados foi cancelada por causa do tempo e transferida para a tarde do dia seguinte. Depois das provas de obstáculos mais baixos e de uma belíssima apresentação da banda do Segundo Regimento da Cavalaria de Guarda a prova foi realizada. O primeiro lugar foi de Rodrigo Ullmann Lima e Kent do Santo Antônio com o tempo de 52,61 sem faltas. “Eu achei o percurso muito bem armado, muito bom. Ali foi um pouco de sorte. Estava de dia e tudo muito iluminado, então consegui fazer um grande percurso. No dia anterior com a chuva seria impossível para qualquer um,” explicou Rodrigo.
Logo depois Luciana Lossio e a égua Lady Louise JMen venceram o GP Sabemi com o tempo de 46,48m. A premiação da prova, com obstáculos de 1,70m, foi de 48mil reais e a amazona recebeu o troféu das mãos da própria mãe, Lúcia Lossio. “Eu sempre apoiei a minha filha no esporte. Estou muito orgulhosa,”disse Lúcia.
No domingo à tarde houve a premiação da categoria do amadores somando todas as provas do torneio. O primeiro lugar do pódio foi da amazona Patrícia Vianna e o segundo do cavaleiro Daniel Aiex. O torneio foi encerrado com a prova Copa Ouro Sabemi com obstáculos de 1,60m. Com uma premiação no valor de 18 mil reais, o primeiro lugar no pódio foi do conjunto Stephan Barcha e Chevaux Zilvestone que realizaram o percurso sem faltas no tempo de 34,94. “Essa vitória para mim é muito especial porque já ganhei 54 provas com esse cavalo. Ele está com 18 anos e nem pensamos em aposentar ele. Acho maravilhoso fazer essa carreira com ele. O Rio de Janeiro é a minha casa e o esporte do Rio tem que ter eventos assim. O Rio é a minha casa, já morei na Europa e hoje moro em Brasília mas a minha casa é aqui,”disse Barcha.