Cariocas investem em reformas para valorização de imóveis
É comum que proprietários planejem reformas nos imóveis, a fim de melhorar as estruturas ou deixar o ambiente mais agradável para os moradores. Projetos arquitetônicos para decoração e distribuição dos cômodos também seguem por este caminho.
A cidade do Rio de Janeiro tem chamado a atenção de especialistas do setor imobiliário pela tendência na realização de reformas com o objetivo de valorização e aumento do valor estimado do imóvel tanto para venda ou locação.
Profissionais do segmento afirmam que esta é uma estratégia que os investidores estão usando principalmente na hora de vender um imóvel. A ideia é tornar o ambiente mais atrativo e chamar atenção, principalmente em buscas online, valorizando assim, na hora da precificação e venda.
Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (CRECI-RJ), os quesitos mais avaliados por profissionais de imobiliárias na hora de intermediar a venda de imóveis são: localização, área, conservação do imóvel e posição – principalmente em casos de edifícios. Mesmo que somente os avaliadores profissionais tenham a total capacidade de avaliar um imóvel, ainda assim prestar atenção nestes quesitos tem sido a aposta dos cariocas.
O proprietário deve ficar antenado às mudanças que acontecem aos arredores de sua propriedade que podem valorizar ou desvalorizar seu patrimônio, como: novos empreendimentos (shoppings, supermercados, lojas), acesso às linhas de ônibus, entre outros. Em contrapartida, há fatores de valorização que dependem do investidor, como reformas, ampliação, acessibilidade, funcionalidade, etc. Para tanto é possível realizar avaliação imobiliária gratuitamente através de ferramentas online, e assim seguir atualizado sobre valores de sua propriedade.
No entanto, é importante que os moradores fiquem atentos a mudanças também nos imóveis da região, assim é possível identificar se seu bem está valorizado ou não, em comparação com os demais do entorno.