Esporte

Um pouco da história das mulheres no esporte

Ainda no clima do dia internacional da mulher, que tal falarmos da relação do esporte com o feminino? Erroneamente, tende-se a acreditar que a relação entre as mulheres e o esporte é bastante recente devido às diferenças de gênero que persistem até hoje, mas a realidade é que não era. Apesar de o esporte ter sido criado por e para homens, também havia atletas do sexo feminino na antiguidade.

Há documentação gráfica que confirma que as mulheres da Roma Antiga praticavam esportes. Nessas pinturas e mosaicos, mulheres são vistas vestidas com um conjunto de duas peças parecido com um biquíni, jogando um disco ou segurando pesos semelhantes aos nossos halteres. Na China Imperial, as mulheres praticavam um esporte muito parecido com o futebol chamado cuju e no Império Inca elas jogavam bola. Na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, a situação era semelhante.

Um pouco da história das mulheres no esporte

A história das esportistas na Grécia Antiga é bastante curiosa. As mulheres não foram autorizadas a competir ou assistir aos Jogos Olímpicos, devido, entre outras coisas, ao fato de as participantes o fazerem sem roupas. Assim, de acordo com Pausanias, um historiador do século 2 DC. Eles criaram seus próprios jogos, então acredita-se que as antigas gregas foram as primeiras esportistas da história.

Esses Jogos Olímpicos femininos eram chamados de Jogos Hereos e, como os masculinos, também aconteciam no Olympia a cada quatro anos. A primeira edição foi organizada por um grupo denominado as dezesseis mulheres e, em vez de ser celebrada em homenagem a Zeus, como a versão masculina, sua esposa, a deusa Hera, foi homenageada. Certamente existem lendas semelhantes em todos os países, desde o Brasil, até o Ecuador ou a Grécia, é claro.

Ainda assim, apesar de todo o avanço feminino ao longo da história, as estatísticas não mentem e vemos que ainda se trata de um mundo bastante desigual.

A primeira mulher a vencer as Olimpíadas

Erroneamente, tende-se a acreditar que a relação entre as mulheres e o esporte é bastante recente devido às diferenças de gênero que persistem até hoje, mas a realidade é que não. Apesar de o esporte ter sido criado por e para homens, também havia atletas do sexo feminino na antiguidade.

Há documentação gráfica que confirma que as mulheres da Roma Antiga praticavam esportes. Nessas pinturas e mosaicos, as mulheres são vistas vestidas com um conjunto de duas peças que lembra um biquíni, jogando um disco ou segurando pesos semelhantes aos nossos halteres.

Na China Imperial, as mulheres praticavam um esporte muito parecido com o futebol, chamado cuju, e no Império Inca elas jogavam bola.

E o que aconteceu no começo das Olimpíadas?

A história das esportistas na Grécia Antiga é bastante curiosa. As mulheres não foram autorizadas a competir ou assistir aos Jogos Olímpicos, devido, entre outras coisas, ao fato de as participantes o fazerem sem roupas. Portanto, de acordo com Pausanias, um historiador do século 2 DC. eles criaram seus próprios jogos; É por isso que se acredita que as antigas gregas foram as primeiras esportistas da história. Esses Jogos Olímpicos femininos eram chamados de Jogos Hereos e, como os masculinos, também aconteciam no Olympia a cada quatro anos. A primeira edição foi organizada por um grupo denominado as dezesseis mulheres e, em vez de ser celebrada em homenagem a Zeus, como a versão masculina, foi homenageada sua esposa, a deusa Hera.

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo