Notícias

Roda de samba do Grupo Semente

– SÁBADOS, 18 e 25/abril, às 22h30

 

O Grupo Semente – hoje formado pelos bambas Mestre Trambique  (percussão) e Marcos Esguleba (percussão) e os talentos da nova geração, João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão de 7 cordas) e Bruno Barreto (voz e percussão, substituindo Pedro Miranda a frente dos vocais) – faz uma curtíssima temporada nos sábados 18 e 25 de abril no Trapiche Gamboa, apresentando seu primeiro CD solo, “Grupo Semente“ (Biscoito Fino), lançado no final de 2014 e celebrando seus 15 anos de carreira. No repertório, a mistura de ritmos que vão do samba de raiz ao samba moderno, passando por estilos como o partido alto e o baião – com clássicos, como “Alô João” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Disritmia” (Martinho da Vila) e “É Garoa” (Bezerra da Silva), além de composições próprias inéditas, como “Nós e o luar” (João Callado).

gruposemente

A carreira do grupo começou em 1998, apresentando-se no Bar Semente e acompanhando a cantora Teresa Cristina. É um grande nome da nova geração do samba, tendo sido um agente de extrema importância no processo de revitalização da Lapa durante a primeira década deste século, junto a outros artistas, criando um movimento que fez com que a Lapa se transformasse num pólo cultural conhecido mundialmente. Assim, a Lapa carioca renasceu como bairro e como um dos berços da música brasileira, com uma crescente e constante capacidade de reinvenção do movimento cultural noturno. Depois do sucesso no Semente, que além do reconhecimento rendeu ao grupo seu nome, passou a se apresentar em outras casas da região para um público cada vez maior.

Com 15 anos de carreira, o grupo hoje é formado pelos bambas Mestre Trambique  (percussão) e Marcos Esguleba (percussão) e os talentos da nova geração, João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão de 7 cordas) e Bruno Barreto (voz e percussão, substituindo Pedro Miranda a frente dos vocais). Já ultrapassou as fronteiras brasileiras e se apresentou em países como Japão, França, Itália, Bulgária, Rússia, África do Sul, Índia, México e Argentina. Participou de quatro trabalhos ao lado da cantora Teresa Cristina: A música de Paulinho da Viola (Deck Disc/ 2003), indicado ao Grammy Latino como melhor disco de samba; A vida me fez assim (Deck Disc/ 2004); O mundo é meu lugar (Deck Disc 2005), e Delicada (EMI Music/ 2007), e, também se apresentou com nomes como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Tia Surica e Velha Guarda da Portela.

Trapiche Gamboa – Rua Sacadura Cabral, 155, Gamboa. Tel.: 2516-0868. Couvert artístico: R$25,00. 18 anos. A casa abre às 20h30.

 

Sobre a casa “Trapiche Gamboa”:

Situado no berço do samba, na Gamboa, entre a Pedra do Sal, a Ladeira do Valongo e o Largo da Prainha, entre o centro da cidade e o bairro da Saúde, o Trapiche Gamboa é um grande sobrado do século XIX (1857) e foi inaugurado como casa de shows em 2004. Ele se tornou um refúgio para o samba de roda (a mais autêntica forma de música brasileira) e consagrou-se como uma das maiores, mais bonitas e aprazíveis casas (de samba) da cidade. Importantes sambistas já passaram por lá e exímios músicos da nova safra do samba do Rio de Janeiro frequentemente realizam as magistrais rodas da casa.

A arquitetura de 1857 e com pé direito de 13 metros está conservada com piso original e parede de pedra revestida com óleo de baleia. Antes de abrigar a casa de samba, o sobrado era uma oficina mecânica.

Quem é do samba ou quer conhecê-lo melhor e mais de perto, seja carioca ou turista, deve visitar o Trapiche Gamboa, endereço de uma boa combinação de petiscos e de roda de samba como a dos antigos terreiros. No segundo andar, há ainda um mezanino onde é possível bater um papo com menos barulho. Já no terceiro andar, uma varanda oferece ar fresco com um barzinho à disposição. É bem aconchegante e convidativo.

Classificação da casa: durante a semana: livre | sextas e sábados: 18 anos.
Abertura da casa: segunda à quinta: 18h30 | sexta: 19h30 | sábado: 20h30.
Aceita cartões de crédito e débito.
Faz reservas de mesas (tels.: 2516 0868 / 2233 9276 / e-mail:  [email protected]).
Capacidade: 250 pessoas

Rua Sacadura Cabral, 155 – Gamboa (próximo à Praça Mauá, entre a Pça. Mauá e o Hospital dos Servidores)
Tels.: 2516-0868 / 2233 9276
www.trapichegamboa.com
Facebook: https://www.facebook.com/trapichegamboaoficial?ref=br_rs |
https://www.facebook.com/trapichegamboa?fref=ts
Instagram: http://instagram.com/trapichegamboarj/
Twitter: https://twitter.com/trapichegamboa

 

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo