CelebridadesCinema & TeatroInvestimentos

Oito filmes para motivar e transformar sua visão empreendedora

Alexandre Velilla, executivo com uma carreira de sucesso no mundo dos negócios lista sugestões de filmes que considera inspiradores

Empreender vai muito além do que ingressar no mercado de trabalho, é necessário estudar, se especializar, estar sempre em busca de conhecimento e estar aberto a novas experiências que possam o ajudar a crescer a ter uma nova visão sobre os desafios do dia a dia. Essas experiências, muitas vezes, não acontecem necessariamente em um ambiente corporativo ou em uma sala de aula, em determinados momentos, pode-se adquirir em situações corriqueiras do nosso cotidiano.

“Estar atento aos pequenos detalhes do nosso cotidiano é fundamental para quem deseja expandir a mente para evoluir, ou para encontrar respostas para os desafios do dia a dia, sejam eles no mercado de trabalho ou em um desafio pessoal”, ressalta Alexandre Velilla.

divulgação

Pensando nisso, o empresário Alexandre Velilla reuniu oito filmes aos quais considera essenciais para quem deseja se motivar, inspirar e ampliar seus horizontes, em todos os aspectos, seja pessoal ou profissional.

1. A Procura da Felicidade
Alexandre inicia a lista com um clássico dos cinemas. Estrelado por Will Smith, o filme retrata a realidade de um pai de família que enfrenta diversos problemas financeiros e acaba sendo abandonado pela esposa. “O personagem principal do filme mostra resiliência para conseguir se restabelecer no mercado de trabalho enquanto cria o filho sem nenhuma ajuda. Enfrentando as adversidades com otimismo, nos leva a mensagem de estarmos sempre dispostos a encontrar o caminho”, pontua Alexandre.

2. A Teoria de Tudo
Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra a trajetória do astrofísico, que aos 21 anos, descobriu uma doença motora degenerativa e ainda sim, se tornou um dos mais renomados cientistas do século. “A história, por si só, é de superação e motivação do início ao fim. Uma mistura de ciência com fé de um dos maiores nomes da ciência, que mostra com delicadeza como a vida é uma caixa de surpresas”, comenta.

3. Steve Jobs
Lançado em 2015, o filme Steve Jobs traça a vida do grande nome por trás da Apple. Baseado nos três blocos da vida de Jobs, o filme percorre pelo lançamento do Macintosh, em seguida, com a chegada da NeXT – quando o profissional não estava mais na empresa que o consagrou e por fim, seu retorno triunfante à companhia que o consagrou. “Para todo empreendedor e amante da tecnologia, é imprescindível conhecer a história de um dos maiores nomes da área. Figura que até hoje se faz presente em todos os lançamentos da área”, exalta Alexandre.

4. A Grande Aposta
“O filme que é baseado em uma aposta de um empresário na quebra do grande sistema imobiliário dos Estados Unidos, apostando na contramão e levando vantagem, o filme insere em nós um pouco sobre a expressão americana “thinking outside the box”, que para nós, é “pensar fora da caixinha”. Onde uma jogada que poderia ser totalmente arriscada, abre novos caminhos”, comenta Alexandre, sobre como muitas vezes, é preciso olhar a situação por outros ângulos.

5. Um Homem de Família
Estrelado pelo renomado Nicolas Cage, é uma mistura de comédia e drama romântico, o longa se baseia em Jack, um empresário bem-sucedido, que experimenta o que poderia ter sido sua vida se tivesse tomado uma decisão diferente. “O filme nos remete um lugar que, nos mostra como as pequenas decisões são capazes de mudar para sempre o rumo das nossas jornadas”, comenta Velilla.

6. O Homem que mudou o jogo
Baseado em fatos, o filme estrelado por Brad Pitt mostra alguns ensinamentos interessantes para empreendedores. A história é de um gerente de um time de basquete que muda o panorama do time fazendo com que ficasse entre as principais equipes dos anos 80. Para Alexandre, todo empreendedor, seja iniciante ou não, precisa assistir esse filme e estar atento aos detalhes que ele nos traz. Nos mostra como o tempo aliado a criatividade nos fazem alcançar novos patamares.

7. A lista de Schindler
Produzido por um dos maiores nomes do cinema mundial, Steven Spielberg, esse drama norte-americano, conta a história de um empresário alemão que, junto a sua esposa, salvou mais de mil refugiados judeus holandeses do Holocausto, os empregando em suas fábricas durante a segunda guerra mundial. “Um dos momentos mais doloridos da história com um pouco de esperança em pessoas que nasceram para fazer a diferença na vida de outras pessoas: o verdadeiro espírito do empreendedorismo está em mudar a vida das pessoas”, comenta.

8. Joy: O nome do sucesso
Para fechar a lista, Alexandre escolheu um filme que retrata e exalta o empreendedorismo feminino. Joy, a protagonista que dá nome ao filme que concilia a sua jornada de mãe solteira com a de sustentar sua família. Conhecida por ter uma mente brilhante e criativa, em um passeio, ela tem uma ideia inovadora ao qual faz torna-se uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos.

Sobre Alexandre Velilla

Alexandre Velilla é pós-graduado (PMD) pelo IESE – University of Navarra e formado em Ciências Econômicas pela USCS e em Ciências Contábeis pela UNISA. Tem mais de 25 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de finanças, controladoria e administração, além de auditoria e consultoria. Já passou por companhias como KPMG Brasil, Boston Scientific do Brasil, EY, e CELLEP. Experiência alicerçada em Estratégia, Gestão e Finanças. Velilla também é apresentador de TV do programa “Café com CEO” e jurado titular do “Batalha das Startups”, ambos da Record News. Além disso, é membro dos Comitês Estratégicos de CEOs e de CFOs da AMCHAM, membro do conselho consultivo do CEAP (melhor ONG de Educação do Brasil em 2019 e do Sudeste em 2020) e Vice-Presidente de Inovação do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É também empresário, sendo sócio-fundador da Quest Construções, sócio da Flex Interativa e investidor-anjo no BR Angels. Em 2020, foi eleito Profissional do Ano pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na 35ª edição do prêmio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo