Aqua Rio

o que rolou por aqui em 2022 – AquaRio

Dezembro já está acabando e a sensação de nostalgia começa a tomar conta. 2022 foi um ano incrível e de muitas atividades. Muita gente veio matar a saudade, outros nos visitaram pela primeira vez… Pensando nisso, que tal relembrar o que vivemos no maior aquário marinho da América do Sul neste ano que está acabando?

Fevereiro

Celebramos o mês dos cavalos-marinhos no AquaRio!

Tivemos uma programação especial, com atividades exclusivas e muito conteúdo educativo para adultos e crianças aprenderem mais sobre a importância da conservação destes animais. Ao nos visitar, você pôde (e ainda pode) encontrar filhotinhos de cavalo-marinho que nasceram sob nossos cuidados. Mas, busque com atenção! Eles costumam se esconder entre as algas e ficam super camuflados.

Cavalo-marinho é uma das espécies em exposição no AquaRio
Cavalo-marinho é uma das espécies em exposição no AquaRio (Foto: Divulgação/AquaRio)

Março

Campanha “Reescreva o Amanhã” apresentou a nova mascote do AquaRio, a raia-borboleta Elis

A campanha de apresentação da raia-borboleta teve início no dia 01/03 com placas informativas da mascote no circuito. E, às sextas-feiras, o time de biologia contou tudo sobre a vida da espécie, no AquaEduca. Tivemos uma programação educativa intensa e com muita interatividade para falar sobre como os nossos hábitos vêm impactando de maneira negativa a natureza. Tudo isso voltado para o passeio em família. Os visitantes participaram de uma verdadeira caça ao tesouro, onde encontravam desafios e recebiam selos para cada etapa concluída.

Elis é a nova mascote do AquaRio.
Elis é a nova mascote do AquaRio. (Ilustração: Caio Porto/AquaRio)

Abril

Páscoa no AquaRio

O Zé Tubarino convidou os amantes dos sete mares para uma aventura. Durante o período de páscoa, as crianças que visitaram o AquaRio puderam participar da busca pelo tesouro perdido. A lenda diz que, quem seguisse as pistas até o final, poderia encontrar o baú deixado pelos piratas. A recompensa: doçuras em forma de preciosidade. Foi demais!

Dia Nacional da Alegria: AquaRio recebeu crianças de Senador Camará

Ainda no mês de abril, abrimos portas para receber as crianças do Dia Nacional da Alegria. O evento foi organizado pelo  Sindicato Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). A ação buscou proporcionar a visitação de jovens em situação de vulnerabilidade à parques pelo Brasil.

As crianças que conheceram o AquaRio pela primeira vez fazem parte do projeto Pequena Lótus. A ONG atua com desenvolvimento social em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. 

DNA no AquaRio recebe crianças de Senador Camará
DNA no AquaRio recebe crianças de Senador Camará (David Tavares/AquaRio)

Maio

AquaRio e ICMBio promoveram encontro para avaliação de peixes em risco

O AquaRio recebeu o encontro para avaliação do risco de extinção de espécies marinhas. Especialistas da área de pesca e biologia se reuniram para debater na VII Oficina para Peixes Marinhos quais animais devem entrar na lista de ameaçados. O evento é promovido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

ICMBio e AquaRio juntos na avaliação de peixes em risco
ICMBio e AquaRio juntos na avaliação de peixes em risco (Foto: Soraia Correa/AquaRio)

Junho

Exposição do Mangue ao mar

A exposição do projeto Uçá mostrou, no circuito do AquaRio, como este importante ecossistema está conectado à vida, aos seres que nele habitam e aos trabalhos que são desenvolvidos para sua conservação.

A exposição “Do Mangue ao Mar” levou o manguezal e a Baía da Guanabara para perto do público. É lá onde pescadores e ambientalistas atuam juntos no desenvolvimento de projetos para renovar áreas antes degradadas.

As crianças também participaram da exposição. Por meio de um emaranhado de elásticos com “lixos” pendurados, simulando a dificuldade de locomoção de organismos marinhos no oceano.

Atividade lúdica mostra como lixo prejudica animais marinhos (Foto: Divulgação/AquaRio)

Julho

🎉 5 milhões de motivos para comemorar

O AquaRio bateu o número impressionante de 5 milhões de visitantes. E, claro, que não poderia faltar comemoração. Além de muita festa teve prêmio para o visitante 5.000.000. A família de José Neto, Amanda Viana e seu filho Enzo ganharam sócio vitalício, além de diversos mimos do AquaRio.

Será que em 2023 vamos chegar a 6 milhões?

Zé Tubarino presenteia família  visitante 5 milhões
Zé Tubarino presenteia família. AquaRio recebe visitante 5 milhões após seis anos de abertura (Foto: Divulgação/AquaRio)

Setembro

AquaRio anuncia nascimento inédito de filhotes de tubarões  galhas-brancas-de-recife, ameaçados de extinção

Foi a primeira vez que a espécie se reproduz no Brasil e faz parte do projeto de conservação e pesquisa científica do AquaRio.

Trazidos diretamente da Indonésia em 2016, os dois casais de tubarões da espécie galha-branca-de-recife (Triaenodon obesus) tiveram seus primeiros filhotes! 

Tubarão-galha-branca: espécie corre risco de extinção
Tubarão-galha-branca: espécie corre risco de extinção (Foto: Divulgação/AquaRio)

Espaço Águas-Viva: saiba tudo sobre a nova atração do AquaRio

Ainda em setembro inauguramos no AquaRio um novo espaço dedicado a estes animais marinhos, onde você poderá encontrar dois aquários, vendo não só as Águas-Vivas, mas também percebendo como o plástico pode confundir o principal predador desses animais: a Tartaruga Marinha.

É estimado que, em média, três tartarugas morrem por dia por ingestão de plástico.  Isso acontece pelo fato de que as famosas sacolas plásticas, quando lançadas nos oceanos, assemelham-se muito com as Águas-Vivas, fazendo com que as Tartarugas Marinhas não percebam esta diferença.

Tartaruga pode confundir plástico com  confundido com água-viva
Tartaruga pode confundir plástico com confundido com água-viva (Foto: Isadora Ortiz/AquaRio)

Outubro

Exposição “Oceano sem Fronteiras” estreia no AquaRio

O AquaRio, recebeu a exposição imersiva “Oceano Sem Fronteiras”. Uma experiência lúdica que mostrou a grandiosidade dos mares e suas profundezas, propondo reflexões sobre como podemos garantir uma relação sustentável com esse ecossistema único. A exposição aconteceu dentro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU (2021 – 2030).

E no mesmo mês, celebramos a temática “tubarão” na Sharktober

Ainda em outubro, o  AquaRio ganhou uma programação especial em homenagem aos tubarões. A “Sharktober” apresentou uma série de atividades de conscientização sobre a prevenção da vida marinha.

A Sharktober do AquaRio esclareceu dúvidas e abordou curiosidades sobre esses gigantes das águas a fim de comprovar que, na maioria dos casos, são inofensivos e que, na verdade, quem está em risco são eles, com várias espécies ameaçadas de extinção. 

Mês dedicado aos tubarões acontecem em outubro
Mês dedicado aos tubarões acontecem em outubro (Foto: Divulgação/AquaRio)

Dezembro

AquaRio participa da Semana da PCD (SPCDPAT)

O AquaRio participou este ano da 12ª Semana da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (SPCDPAT).  A iniciativa do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) acontece há mais de uma década e tem como objetivo proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência em atrações turísticas do Brasil.

AquaRio participou da iniciativa do Sindepat (Ilustração: Raphael D’Oliveira/AquaRio)

Inauguração da Galeria dos Corais

Em dezembro, também foi inaugurada a Galeria dos Corais. É um novo espaço com tanques direcionados especialmente para pesquisa, conservação e educação sobre estes animais essenciais para a manutenção da biodiversidade marinha. 

Galeria dos Corais reúne tanques com espécies variadas da espécie
Galeria dos Corais reúne tanques com espécies variadas da espécie (Foto: Gabriel Ribeiro/AquaRio)

Texto: Isadora Ortiz
Edição: Gabriel Ribeiro


Aqua Rio

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo