Notícias

Nova temporada do projeto Música no Palácio

Os concertos acontecem todas as terças de junho e têm entrada gratuita

Uma parceria do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro com a Escola de Música da UFRJ, o projeto Música no Palácio apresenta nova temporada no mês de junho. As apresentações acontecem todas as terças, entre os dias 5 e 26/6, e têm entrada gratuita.

Dia 5 de junho

O projeto abre no dia 5/6 com um recital de canto e piano, com Marcelo Coutinho (barítono) e Flávio Augusto (piano). Do programa constam obras de Robert Schumann e Gustav Mahler.

Marcelo Coutinho
Graduou-se em canto na Escola de Música da UFRJ, em 1989. Entre 1992 e 1994 fez seu aperfeiçoamento técnico com Althea Bridges e música de câmara com Thomas Kerbl, em Linz, na Áustria.
É Mestre em Musicologia, pela Escola de Música da UFRJ.
Além do repertório camerístico, tem atuado à frente de importantes orquestras no Brasil, América Latina e Europa, executando tanto o repertório sinfônico quanto operístico. Participou de diversas bienais de música contemporânea como solista, onde realizou primeiras audições de obras de compositores como Ricardo Tacuchian, Marisa Resende, Roberto Victorio, João Guilherme Ripper, dentre outros.
Paralelamente é diretor musical e de dublagem, onde dirigiu desenhos como: “A Bela e a Fera”, “Alladin”, “Rei Leão”, “O Corcunda de Notre Dame”, “Shrek”, “Príncipe do Egito”, “Hércules”, dentre outros, onde atua como regente, cantor e ator. Já dirigiu cantores como Ed motta, Ivan Lins, Rosana, Débora Blando, entre outros.
Em 2010 entrou para o quadro de professores da Escola de Música da UFRJ, onde foi aprovado em primeiro lugar no concurso para Professor de Canto e Prática de Conjunto Vocal.

Flávio Augusto
Concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG; e Mestrado em Piano – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Desde os treze anos têm sido solista das principais orquestras do país, em palcos importantes como os Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, o Teatro Nacional de Brasília, a Sala São Paulo, entre outros.
No exterior, já se apresentou em importantes salas de concerto dos Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Finlândia, Londres, Nova Zelândia, África, Venezuela, Perú, Chile, Paraguai, Guatemala, Trinidad & Tobago e Costa Rica.
Foi o primeiro pianista a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos”, no Rio de Janeiro, em 1988.
Em 1990, gravou seu primeiro disco com os “Prelúdios para Piano” do compositor francês Claude Debussy. Lançou ainda os CDs “Arco & Tecla” com o violinista Ricardo Amado, “Impressões Brasileiras” com o violinista Daniel Guedes e “Tributo a Guerra Peixe” com o gaitista José Staneck e o violoncelista Antonio Del Claro. Também integrou o Trio Aquarius – com quem gravou dois álbuns dedicados a compositores brasileiros.
É frequentemente convidado para participar como jurado dos mais importantes concursos nacionais de piano, assim como ministrar aulas de Piano e Música de Câmara nos principais Festivais de Música do país.

Programa:

Robert Schumann
Dichterliebe, op. 48
(Os amores do poeta, ciclo de canções sobre poemas de Heinrich Heine)

Gustav Mahler
Lieder eines fahrenden Gesellen
(Canções de um viajante, poesia do compositor)

Dia 12 de junho

No dia dos namorados, o público poderá assistir a uma apresentação do Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ. Cássio Vieira (flauta), Tiago Teixeira (clarineta), Leandro Finotti (Oboé), Jeferson Souza (fagote) e Werley Nicolau (trompa), sob a direção artística de Aloysio Fagerlande, apresentam canções de Giuseppe Cambini, entre outros.

Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ
Formado por alunos de graduação da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina Práticas de conjunto: conjunto de sopros, o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ tem por objetivo pesquisar, ensaiar e apresentar publicamente o repertório para quinteto de sopros. Através de concertos em diferentes espaços da UFRJ e fora dela, o grupo divulga uma formação camerística tradicional na música de concerto, mas nem sempre conhecida pelo grande público.
Criado em 2009, o grupo já participou de eventos como o Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, promovido pela UFRJ/UniRio/Escola Superior de Música de Karlsruhe, da série Talentos UFRJ e da Semana de Aniversário da Escola de Música, apresentando um repertório eclético e variado, que abrange obras desde o período clássico até a música brasileira contemporânea.
Em dezembro de 2010, o Quinteto se apresentou em Karlsruhe, Alemanha. A viagem foi possibilitada por convênio firmado entre a Escola de Música e a Universidade Karlsruhe, que viabiliza todo ano a realização do Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha.
Em 2011, o Quinteto Experimental conquistou o primeiro lugar no IV Furnas Geração Musical, evento integrado à 49ª edição do Festival Villa-Lobos. Ao todo 21 grupos participaram do certame, desde duos a octetos, com as mais variadas formações musicais e vindos de diversos estados.

Programa:
Obras de Giuseppe Cambini e outros

Dia 19 de junho

No dia 19/6, haverá um recital de violino e piano, com Gabriela Queiroz e Marina Spoladore, apresentando obras de Mozart, Henrique Oswald, Edward Grieg e outros.

Gabriela Queiroz
Sua formação inclui os professores Daniel Guedes (RJ), Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec (NY-EUA) e Shmuel Ashkenasi (Chicago-EUA).
Participou de diversos festivais, cursos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Margess International (Zuoz-Suíça/2005) e Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010), onde pode participar de Master Classes com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Detlef Hahn, entre outros. Em 2011 participou de Master Classe com o violinista Pinchas Zukerman em São Paulo.
Se apresenta com frequência como solista e recitalista em todo o Brasil, tendo sido solista de orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia entre outras. Como camerista, é integrante do Quarteto da Guanabara, e se apresenta ao lado de músicos como Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Alex Klein, Daniel Guedes, entre outros.
Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010. Em 2011 integrou a Young Euro Orchester, tendo se apresentado na Konzerthaus, em Berlin. Atualmente é professora da Escola de Música da UFRJ (onde começou a lecionar em 2009).

Marina Spoladore
Como solista, já esteve à frente de importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), OSB Jovem, Orquestra Sinfônica da UFRJ (ORSEM), ao lado de regentes como Lutero Rodrigues, Ligia Amadio, Ronaldo Bologna, Roberto Duarte, entre outros.
No campo da música contemporânea, desde 2003 atua em eventos da área, como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e a Bienal de Música Contemporânea do Mato Grosso.
Como camerista, vem construindo sólidas parcerias. Apresenta-se com frequência ao lado de Ana Letícia Barros (vibrafone), Batista Jr. (clarinete), Daniel Guedes e Gabriela Queiroz (violino), Kayami Satomi (violoncelo), entre outros.
No âmbito da música popular, por sua vez, participa do grupo PianOrquestra, cujo trabalho original e de excelente nível vem sendo reconhecido no mundo inteiro. Atualmente, Marina Spoladore é pianista da Escola de Música da UFRJ.

Programa:
Obras de Mozart, Henrique Oswald, Grieg e outros.

Wolfgang Amadeus Mozart
Sonata em mi menor, K. 304
Allegro
Tempo di Menuetto

Henrique Oswald
Romance n.º 2

Edward Grieg
Sonata em dó menor, op. 45 n.º 3
Allegro molto ed appassionato
Allegretto espressivo alla Romanza
Allegro animato

Dia 26 de junho

No encerramento da temporada de junho, se apresentam os músicos José Batista Jr. (clarineta) e Silas Barbosa (piano). Do programa, contam obras de Robert Schumann, Johannes Brahms, entre outros.

José Batista Jr.
Batista Jr. iniciou seus estudos no Conservatório de Música de Sergipe. Em 1998 foi para o Rio de Janeiro onde se graduou em Música/Clarineta na UFRJ, sob orientação de Cristiano Alves. Na mesma instituição é mestrando em Música/Práticas interpretativas, sob a orientação de Aloysio Fagerlande.
Premiado em diversos concursos, entre eles: Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ em duas edições, Concurso de Música de Câmara de Curitiba, Jovens Talentos da Orquestra Petrobras Pró-Música, Jovens Intérpretes Francisco Mignone e Jovens Solistas da Rádio MEC.
Desde 2002 é músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de desenvolver trabalhos camerísticos com o Trio Di Prima e o Abstrai-Ensemble.
Em 2011 foi aprovado em concurso público para professor de clarineta da UFRJ, onde leciona desde então.

Silas Barbosa
Silas Barbosa possui 18 importantes premiações em concursos nacionais e internacionais de piano, dentre estes se destacam: 1º lugar no 12° Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella; 1º lugar no 7º Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos; 2º lugar no 1° Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3º lugar no 2º Concurso Internacional de Piano Grieg Nepomuceno.
É mestre em música pela UFRJ e deve sua formação pianística a André Pires, Luíz Senise e Daniel Burlet. Para complementar sua formação tem participado de cursos, festivais e máster-classes ministrados por renomados professores e pianistas como: Arnaldo Cohen (EUA), Diana Kacso (EUA), Saule Tatubaeva (Alemanha), Pavel Nerssessian (Russia) e Sergei Dorenski (Rússia).
Como solista já esteve à frente de importantes orquestras brasileiras como as Orquestra Jovem Goiás, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa ente outras. No campo da música de câmara é pianista colaborador na classe de canto da UFRJ e vem construindo sólidas parcerias ao lado de músicos como o clarinetista Thiago Tavares e a pianista Marina Spoladore.

Programa:
Obras de Schumann, Brahms e outros

Robert Schumann
Fantasiestücke op. 73

Johannes Brahms
Sonata em fá menor, op. 120 n.º 1
Allegro appassionato
Andante un poco Adagio
Allegretto grazioso
Vivace

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

MÚSICA NO PALÁCIO
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Serviço
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Datas: 5, 12, 19 e 26 de junho
Horário: 19h
Distribuição de senhas no local: 18h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
Classificação Livre
Entrada Gratuita

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo