Saúde & Bem Estar

Lavagem nasal: saiba os benefícios e como fazer

Gripes e resfriados geralmente deixam o nariz entupido, e quando isso acontece é um incômodo e tanto. Mas algo muito prático que pode ser feito em casa para aliviar os sintomas é a lavagem nasal, que ajuda a diminuir a inflamação das vias aéreas e a formação do muco que entope o nariz.

A lavagem nasal é importante para que o nariz cumpra algumas de suas principais funções, tais como filtrar o ar de impurezas, regular a entrada de ar para os pulmões e proteger o corpo contra bactérias e vírus. Mas como funciona esse processo de ‘filtro’ no nariz?

A otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dra. Byanca Hekavei Hul, explicou um pouco sobre o funcionamento do nariz e dos seios da face (ou seios paranasais).

“O nariz e os seios da face são extensas superfícies recobertas de mucosa que são responsáveis pelo equilíbrio da temperatura e umidade do ar inspirado; têm função olfatória e de ‘filtro’ para as impurezas. Nesse tecido respiratório, temos cílios microscópicos, que se movimentam para remover continuamente o muco para fora dos seios. Diversas toxinas produzidas por bactérias e vírus causam redução do batimento ciliar. A diminuição do movimento desses cílios causa acúmulo de secreções mais espessas que o normal, aumentando a predisposição à instalação de processos infecciosos”, esclareceu.

Benefícios da lavagem nasal

Além de remover o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas, a lavagem nasal diminui a inflamação local da mucosa. Segundo a Dra. Byanca, já está comprovado que limpar as vias aéreas em quem tem alergia ajuda a evitar infecções e crises.

“A lavagem nasal é um procedimento amplamente incentivado para prevenção e auxílio no tratamento de diversas doenças das vias respiratórias”, completou a especialista.

Além de oferecer benefícios para os casos de gripe e resfriado, a lavagem nasal também é indicada para quem sofre de rinite alérgica e sinusite, por exemplo.

Como fazer a lavagem nasal?

Fazer a lavagem nasal é simples. Ela deve ser realizada utilizando soro fisiológico 0,9% em temperatura ambiente.

“Pode ser spray, jato contínuo ou seringa com soro. Frascos de soro fisiológico, ao contrário dos sprays, devem ser mantidos em geladeira após abertos”, orientou a médica.

Devo fazer a lavagem nasal todos os dias?

Essa é uma dúvida muito comum sobre a quantidade de vezes que se deve fazer a lavagem nasal.

A Dra. Byanca lembra que como o nariz está em constante contato com o meio externo, o ideal é realizar a higiene nasal diariamente.

“Se o objetivo é apenas umidificar a mucosa porque o tempo está seco, bastam cerca de 3 vezes diárias. Mas se o paciente estiver resfriado e com muita secreção, o ideal é aumentar a higienização ao longo do dia”, aconselhou.

Lavagem nasal nas crianças

A lavagem nasal pode e deve ser feita nas crianças, sempre com os devidos cuidados.

A quantidade de soro a ser usada depende muito do tamanho da criança, da quantidade de secreção que ela apresenta e da tolerância da criança ao procedimento. “Uma dica é começar com pequenos volumes de soro fisiológico, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e com pouca pressão. Lembrando que o soro não pode estar contaminado”, lembrou a otorrino.

Ela também orienta que o bebê ou a criança deve estar sentado ou em pé, com a cabeça levemente reclinada para frente, e ressaltou que “a lavagem com soro, em geral, não causa otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”.

Para os pais que se sentem inseguros em realizar o procedimento sozinhos, é fundamental a orientação de um médico.

“É importante que os pais recebam as orientações adequadas do seu otorrino, pedindo a ele uma demonstração simples de como deve ser feito o processo”, completou.

Foto: Divulgação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo