Ações SociaisShows & Eventos

GRÁTIS: “Vidigal Capoeira” apresenta on-line encontro multi-artístico

Região é conhecida por fomentar cultura e formar talentos

Com artistas dos mais variados estilos o Vidigal espalha pelo Brasil a cultura nossa de cada dia. E para continuar assim o ponto cultural “Vidigal Capoeira” promove dias 09 e 10 de abril uma série de lançamentos, apresentações e atrações gratuitas. O objetivo é valorizar a cultura local e apresentar o resultado dos trabalhos nos cursos e atividades culturais da região. Assim o Vidigal continua revelando talentos e o mais importante, mudando vidas.

– Ao longo de anos notamos uma efetiva mudança de comportamento naqueles que passam pelo processo de empoderamento, graças a uma nova forma de comunicar e socializar através das artes que tem origem na cultura africana.
Eles ocupam seu tempo ocioso e sociabilizam através de trabalhos coletivos. São exemplos teóricos e práticos da inserção igualitária dos jovens de comunidades em contextos sociais distintos, independente de idade, raça, religião ou poder aquisitivo de bens materiais – explica o produtor cultural e capoeirista Messias Freitas.

Atividades gratuitas no Vidigal resgatam autoestima e fortalecem identificação cultural africana

O projeto “Vidigal Capoeira” oferece aulas de capoeira e danças afro brasileiras, mas também cine clubes, cursos livres de produção cultural,  eventos, oficinas de toques e confecção de instrumentos. Constantemente no Vidigal e arredores há mostra de documentários e lançamento de Cd’s e livros que reúnem mestres da cultura popular de várias regiões do país. As aulas e participações em eventos são gratuitas e voltadas para todas as idades. 

Neste momento tão difícil de Pandemia e isolamento social, para Messias Freitas os cursos e atividades gratuitas auxiliam no resgate da autoestima e fortalecem a identificação com a cultura de origem africana,

– Sempre é apresentada a história afro-brasileira através de danças, canto, interpretação, iniciação musical, literatura de cordel, toques e confecção de instrumentos, além de encontros com profissionais da cultura. Assim todos têm a oportunidade de estar junto a capoeiristas, mestres dos saberes da cultura popular, educadores, historiadores, pesquisadores e brincantes da cultura afro – destaca Freitas

O “Vidigal Cultural” será transmitido gratuitamente pelas redes sociais do projeto ‘Vidigal Capoeira’ e apresentará shows, intervenção teatral, espetáculos, literaturas, artesanatos, mostra de documentários e filmes, exposição de fotografia, feiras, mesas redondas e mais. Ou seja, uma gama artística que para Messias Freitas passa a ser um complemento educacional, uma difusão de ideias e um estímulo ao pensar, “os praticantes das atividades e alunos entram e contato com conceitos e metodologias que ampliam a criatividade artística, provocam sensibilidade da consciência crítica e dos valores culturais do Brasil” – observa o mestre Messias Freitas.

Serviço

Dias: 09/04 sexta, a partir das 19h e 10/04 a partir das 10h.

Transmissão:

Instagram @vidigalcapoeira

(3) Projeto Vidigal Capoeira | Facebook

Projeto Vidigal Capoeira – YouTube

“Vidigal Capoeira” Av. presidente João Goulart N° 737 – Vidigal, Rio de Janeiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo