Saúde & Bem Estar

Desafio em dose dupla: reflexos para as mães após um ano do início da pandemia

Desafio em dose dupla: reflexos para as mães após um ano do início da pandemia. Além dos afazeres domésticos, elas têm a difícil tarefa de manter a saúde dos seus negócios e muitas vezes a única renda da casa.

A pandemia do Coronavírus trouxe muitas incertezas, principalmente, na área econômica e um dos grupos que mais sofrem com esses impactos é o das mães. Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Catho, 60% das mães brasileiras sentem o impacto emocional causado pela pandemia de COVID-19 e a quarentena. Outro dado revelado pelo estudo foi que mais de 40% possui dificuldade em conciliar trabalho com tarefas domésticas e filhos. Já 23% não possui um local adequado para trabalhar em casa e a mesma porcentagem sente dificuldade em se concentrar nas tarefas profissionais enquanto estão em home office. 

A empresária Márcia Machado, moderadora do Grupo Amor de Mãe BH e influenciadora digital, confessa que sente essa realidade de perto. “Vivencio isso em casa com o meu filho de 5 anos, fora da escola há mais de um ano e também com o relato de outras mães do grupo, que estão chegando à exaustão com o excesso de tarefas acumuladas. Com o fechamento de escolas e outros locais de socialização infantil, essas mulheres também encontram mais dificuldade para conciliar o trabalho com a maternidade, já que muitas não possuem uma rede de apoio”. 

Já de acordo com o Sebrae, cerca de 52% dos negócios liderados por mulheres precisaram fechar temporariamente ou definitivamente por causa da crise. “Muitas mães tiveram que abrir mão do trabalho para cuidarem dos filhos nesse momento, principalmente às mães solos e passaram a viver de auxílio emergencial ou ajuda de pessoas próximas. É uma triste realidade”, comentou Márcia.

Trabalho colaborativo materno

Entre tantos desafios da quarentena, as empreendedoras do Grupo Amor de Mãe se juntaram mais uma vez para colocar em prática uma forma de alavancar as vendas durante a crise e conciliar o negócio com a maternidade. Após criarem a primeira loja colaborativa materna do Brasil em 2019 e durante a pandemia mais três unidades em outros shoppings da capital mineira, logo no início do isolamento social nasceu o aplicativo oficial do espaço. 

De acordo com a moderadora do grupo, a ideia é que elas possam reunir seus produtos em um só lugar através do APP, assim como na loja, e contar com o apoio uma das outras para o funcionamento e venda dos produtos. “Em todas as lojas funcionamos com um esquema de revezamento, no qual cada mãe fica na loja presencialmente apenas uma vez por semana para vender os seus produtos e das demais, enquanto nos outros dias consegue conciliar a produção em casa dos seus itens, com os filhos e demais rotina”, explicou.

A empresária explica que dentro da plataforma estão todas as lojas que fazem parte da loja colaborativa. “Com o fechamento do comércio foi necessário pensar rapidamente em uma solução para elas. Enquanto precisamos permanecer com as lojas fechadas, elas podem continuar vendendo normalmente por meio do aplicativo e tudo é entregue aos clientes por delivery respeitando as normas de segurança e higiene para o combate ao coronavírus”, garantiu a empresária.

Serviço

O aplicativo já está disponível para Android e iOS. Para baixar, é só acessar:

iOS: apple.co/2YGLTps

Android: bit.ly/2W90S9H

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianças. Conheça também as redes sociais do Espaço Colaborativo Amor de Mãe @espacoamordemae e @marciacmachado.
Foto: Renato Matos

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Redação Rio Notícias

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