Saúde & Bem Estar

Alinhadores transparentes: Dra Renata Klang explica as diferenças e vantagens em relação aos aparelhos fixos

Quando falamos em ortodontia, pensamos primeiramente nos modelos de aparelho mais tradicionais metálicos, sejam eles fixos ou removíveis. Porém, assim como outras especialidades dentro da odontologia, a ortodontia está em constante evolução. Atualmente, para além dos típicos aparelhos, também existe a possibilidade do uso de alinhadores transparentes. São pouco perceptíveis e não requerem a colagem de braquetes ou outros dispositivos ortodônticos. Com esta técnica, que ao mesmo tempo faz parte do presente e do futuro, o paciente recebe um aparelho personalizado e um tratamento individualizado planejado especialmente para resolver o seu caso..

Segundo a Dra Renata Klang ( https://www.instagram.com/renataklang/ ), dentista especialista em ortodontia, os alinhadores mantêm a mesma filosofia dos fixos e explica a diferença deste tipo de tratamento: “o que difere é a forma como aplicamos as forças para a movimentação dos dentes. São usadas placas de material transparente que cobrem totalmente a superfície dos dentes e fornecem a pressão sobre a superfície, resultando em movimento dentário”. Ela também decifrou a forma em que o profissional de ortodontia está inserido em todo este processo, “o ortodontista é o responsável por planejar e controlar o movimento realizado pelo alinhador, e intervir caso necessário, durante o tratamento”.

Além disso, a Dra Renata Klang esclareceu todas as dúvidas relacionadas ao tratamento com alinhadores transparentes e também sobre os aparelhos fixos, sendo possível traçar um paralelo entre ambos. Confira:

Sobre aparelhos fixos

São mais difíceis de higienizar, são menos estéticos e limitam certos alimentos que possam vir a quebrar os acessórios colados à superfície dos dentes. Porém Favorecem alguns tipos de correções dentárias mais complexas por favorecer a aplicação de certas mecânicas de movimentação dentária envolvendo elásticos e braquetes.

No caso dos alinhadores, é possível a remoção para higienização e devem ser removidos para alimentação, tornando- se uma vantagem por serem removíveis.
O tratamento com aparelhos fixos é realizado com a colagem de acessórios na superfície dos dentes que, combinados com fio de aço e elásticos, tracionam os mesmos para correta posição .
As consultas mensais devem ser frequentadas de forma consistente e os cuidados com os acessórios colados aos dentes para não quebrarem, são essenciais para o progresso do tratamento.

Sobre alinhadores transparentes

O tempo de tratamento muitas vezes se torna menor com os alinhadores pq conseguimos direcionar a força especificamente dente a dente. Diferente do aparelho fixo que segue a mecânica de ação e reação. Onde temos a movimentação de todos os dentes envolvidos na estrutura do aparelho.
São trocados de acordo com o planejamento individualizado de cada paciente, dependendo do fenótipo ósseo e gengival e do tipo de movimentação planejada para cada paciente. Podendo esta troca ser feita em periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. Permitindo até que as trocas sejam feitas pelo próprio paciente, reduzindo as visitas ao consultório dentário.
Os alinhadores ortodônticos são o futuro e o presente, são eficientes e muito mais confortáveis para o paciente. Tornando o tratamento com alinhadores uma experiência bem mais agradável para os pacientes do que a tradicional ortodontia fixa.

Sobre preços e valores do tratamento realizado com alinhadores

Muitos afirmam que este tipo de tratamento é caro. No entanto, o tratamento com alinhadores é individualizado e personalizado, e dependendo do grau de complexidade de movimentação dentária, podemos ter valores bem acessíveis.

Quais são os principais cuidados que devemos ter com aparelhos fixos ou alinhadores transparentes?

Os cuidados que o paciente deve ter, em ambos os casos, é a colaboração para que o tratamento seja eficiente. No caso dos alinhadores, devem ser usados o maior número de horas possíveis, já que estes podem ser removidos pelo próprio paciente.
No caso do aparelho fixo, as consultas mensais devem ser frequentadas de forma consistente e os cuidados com os acessórios colados aos dentes para não quebrarem são essenciais para o progresso do tratamento.

Dra. Renata Klang (linktr.ee/RenataKlang) é Especialista em Ortodontia, Invisalign Doctor e Especialista em Prótese dentária.

Imagem de capa: Licença Canva Pro

Mostrar mais

Redação Rio Notícias

O Portal Rio Notícias é um portal onde colhemos o que há de melhor sobre entretenimento, turismo, lazer, gastronomia, música, teatro, shows e eventos pelo Rio de Janeiro e Arredores. E mais ações sociais, esporte, cultura, Saúde, Bem Estar, Moda, Estilo, cuidado com seu Pet e tudo que acontece no Rio, no Brasil e no Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo