Ações SociaisFutebolNotícias do Flamengo

Crianças de comunidades do Rio vivem o sonho Rubro-Negro

Flamengo e Subprefeitura da Tijuca coordenam projetos “Campo dos Sonhos” em busca de novos talentos e formação de cidadãos

O sonho de vestir a camisa rubro-negra não está mais tão distante. Pelo menos para crianças de quase quarenta comunidades do Rio de Janeiro, a possibilidade de defender o Flamengo nos campos virou realidade graças ao Projeto ‘Campo dos Sonhos’. A parceria entre o Clube de Regatas do Flamengo e a Prefeitura do Rio, coordenado pela Subprefeitura da Grande Tijuca, tem objetivo de encontrar novos craques, mas segundo o Subprefeito Wagner Coe, principalmente formar cidadãos.

– Foi uma ideia minha, com o vice-presidente da Base do Flamengo, Vitor Zaneli, de acordo com projetos sociais que já fiz com o futebol, e, claro focando na disciplina e cidadania que o esporte proporciona. O Flamengo faz uma espécie de laboratório de análise em que o clube manda seus profissionais para avaliar aqueles possíveis atletas de futebol dentro de sua própria região, na sua comunidade, porque essas crianças grande dificuldade quando vão fazer testes na Gávea ou no Ninho. Assim o Projeto Campo dos Sonhos está presente em quase todas as comunidades aqui da Grande Tijuca – esclarece Wagner Coe, subprefeito da Tijuca.

Flamengo promove autoconfiança, perseverança e resiliência com as crianças focados no DNA rubro-negro

Até o momento o projeto “Campo dos Sonhos” já indicou mais de 80 meninos para treinar no CT George Helal (Ninho do Urubu), em Vargem Grande, onde treina o time profissional. E o projeto tem como padrinho o ex-jogador e campeão brasileiro e mundial pelo clube da Gávea, Andrade, “ele acompanha os eventos e cada vez que chegamos numa comunidade é uma festa” – lembra Coe.

Independente da busca por novos talentos, segundo a direção da base do Flamengo, são trabalhados valores com as crianças como a autoconfiança, perseverança e resiliência, focados no DNA rubro-negro. Além da doação de material esportivo pelo CRF, os professores do projeto recebem qualificação durante treinamento no Flamengo aprimorando não só o conteúdo pedagógico e técnicas esportivas, mas também  a aprendizagem socio-emocional no esporte, através de uma metodologia e maneiras de desenvolver habilidades motivacionais aos atletas. E o projeto Campo dos Sonhos está crescendo  e se expandindo.

Começou na Grande Tijuca com 12 polos e hoje são 38 em toda cidade. Em comunidades na Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Zona Sul, Zona Norte, enfim em diversos lugares – Orgulha-se o professor e ex-atleta profissional Wagner Coe, Subprefeito da Grande Tijuca.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo