Como encontrar um bom curso de full stack para desenvolvedor
Você está querendo mudar de área profissional ou ampliar seus horizontes como desenvolvedor/ programador? Uma ótima opção é procurar por um bom curso de full stack disponível para o mercado atual. Se você tem interesse em atuar dentro de uma das áreas que tem demanda de sobra e ótimos salários, vale a pena conferir as dicas para encontrar um bom curso e conseguir se posicionar bem na carreira.
Primeiramente, vale destacar o que seria um programador full stack e qual é a vantagem de se especializar na área. De forma resumida, os programadores se dividem em dois grandes grupos, aqueles que atuam com a programação para back-end e os da área de front-end. Em outras palavras, o primeiro grupo é de quem faz o desenvolvimento de todos os códigos e programas que farão uma determinada função ser executada. Enquanto isso, o segundo grupo é formado pelos profissionais que desenvolvem aquilo que será visto.
Para entender melhor, imagine um site de loja virtual, por exemplo. O front-end é tudo aquilo que o usuário pode ver, ler, clicar e interagir dentro do portal. Já o back-end é o código computacional que faz todo o sistema do site funcionar, é aquilo que interliga a loja virtual ao sistema de pagamentos, à hospedagem, além de executar as tarefas necessárias. Por isso, o programador full stack é aquele que transita entre esses dois grandes grupos, ou seja, é um “programador completo”.
Índice
Como encontrar um bom curso de full stack?
A primeira coisa que precisa ser levada em conta na busca por um curso de programação full stack é a instituição de ensino. É preciso analisar a grade curricular e ver o que será ensinado. Alguns dos temas importantes que precisam ser abordados são as linguagens, que podem ser:
As linguagens que um bom curso de full stack deve ensinar:
- JavaScript;
- Node;
- SQL;
- HTML/CSS;
- React;
- Rest API;
- Metodologias ágeis.
Outro ponto importante está em participar de um curso no qual a comunidade interna, formada pelos alunos, seja integrada. Para isso, o curso deve se destacar por apresentar as seguintes características:
Características que um bom curso oferece além da programação:
- Comunicação assertiva;
- Aprender a aprender;
- Adaptabilidade;
- Gestão de Tempo;
- Liderança;
- Resiliência;
- Trabalho em equipe.
Ao aprender e entrar em contato com todos esses temas e habilidades, o futuro profissional terá enormes condições de conseguir se destacar na carreira. Vale ressaltar que o salário mínimo de um profissional full stack no começo da carreira é superior a R$ 2.5 mil. Com o passar do tempo, um bom programador conseguirá facilmente rendimentos que pagam mais do que R$ 12 mil. Os ganhos, no entanto, não possuem limite (teto) e existem empresas que pagam verdadeiras fortunas. O mais impressionante é que mesmo diante de bons salários, poucas empresas conseguem encontrar pessoas qualificadas na área.
Mais notícias sobre empreendedorismo: