CiênciasSaúde & Bem Estar

Cientistas estudam possibilidades de prevenção contra o câncer

Brócolis, tomate e outras fontes ricas de fibras, vitaminas, minerais atuam na redução de riscos de câncer

Dieta equilibrada, evitar alimentos processados, diminuir consideravelmente o consumo de carnes vermelhas e praticar atividades físicas. Estes são alguns dos comportamentos que pesquisas mais recentes demonstram ser importantes para prevenir doenças crônicas, inclusive o câncer.

Desta forma a ciência tem avançado na análise de alguns alimentos que se destacam por seus potenciais benefícios na luta contra esta doença. Por exemplo, o grupo dos vegetais crucíferos, como o brócolis possuem o sulforafano (SFN) e o isotiocianato que tem mostrado resultados interessantes em estudos científicos, associado à proteção contra diversos tipos de câncer. Além disso a couve de bruxelas, couve-flor e repolho são ricos em compostos que ajudam o corpo a eliminar toxinas e a se reparar. Estudos sugerem que o consumo frequente destes vegetais como uma forma de reduzir o risco de câncer.

Outro alimento que cada vez mais mostra resultados positivos é o tomate. Conhecido por sua riqueza em licopeno, um antioxidante poderoso, o processamento dos tomates, como cozinhá-los ou cortá-los, potencializa a absorção do licopeno pelo corpo, especialmente quando consumidos com uma fonte de gordura saudável, como o azeite de oliva.

Outros aliados são os os grãos integrais ricos em fibras e nutrientes, podem reduzir o risco de doenças. Substituir alimentos do dia a dia por suas versões integrais é um conselho frequente entre nutricionistas. Os grãos integrais são uma fonte rica de fibras, vitaminas, minerais e compostos vegetais, que atuam conjuntamente na redução de riscos de câncer. “Comer pelo menos três porções de alimentos integrais por dia tem sido associado a uma menor incidência de câncer de cólon” – orienta a nutricionista Alessandra Von Baungartten.

Apesar desta possibilidade de prevenção todos os profissionais e pesquisadores da área de saúde alertam que o desenvolvimento do câncer é influenciado por uma interação complexa de diversos fatores de risco. Entre os principais estão a falta de atividade física, o tabagismo, uma dieta desequilibrada, excesso de peso, práticas sexuais de risco, exposição a substâncias químicas, fora ou no ambiente de trabalho, consumo excessivo de álcool, exposição inadequada ao sol, radiação ionizante e certos medicamentos.

– Esses fatores podem danificar o DNA das células, desencadeando mutações que podem levar ao desenvolvimento de células cancerígenas.

Adotar um estilo de vida saudável, evitar o fumo, o consumo excessivo de álcool e proteger-se da exposição solar são medidas importantes na redução do risco de câncer. O diagnóstico precoce também é crucial para um tratamento eficaz e melhores resultados – alerta o Dr. Carlos Henrique Teixeira.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!