Saúde & Bem Estar

Chocolate x Pele: vilão ou mocinho?

Especialista revela se o doce é prejudicial ou não para o corpo

Com a Páscoa se aproximando, há o aumento do consumo de ovos e barras de chocolate. Logo, surge  a dúvida sobre os efeitos do doce para a pele e se realmente o produto causa mais acne no rosto. 

O chocolate não é de todo um vilão. Tudo vai depender de fatores como a quantidade ingerida, nível de açúcar e ingredientes. “Não é o cacau em si que faz mal, mas os seus componentes para formar o chocolate. Açúcar e leite são uma duplinha bomba para a pele. Alimentos com farinha branca (carboidrato simples) ou açúcar aumentam a insulina no sangue. Ela estimula a produção de hormônios andrógenos, que acarretam na maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, e assim, aumenta a chance de aparecimento de acne pelo processo inflamatório que ocorre”, explica a dermatologista Lívia Fraga.

A especialista acrescenta que os chocolates amargos são os mais indicados. “Eles têm maior concentração de cacau e menor de açúcares. Mesmo assim, o ideal é consumir sempre com moderação. Isso vale tanto para os cuidados com a face e também para o corpo, evitando o ganho de peso neste período”, alerta.

Moderação é essencial

Por anos, o chocolate foi considerado vilão. Estudos mostram que há uma relação direta entre dietas com grande quantidade de açúcar, carboidratos, proteínas do leite e a acne. “Isso porque o açúcar em excesso leva a produção exagerada de insulina, que leva a liberação de hormônios masculinos (hormônios andrógenos), responsáveis pelo aparecimento das espinhas” , revela. “ Associar uma dieta anti-inflamatória durante o tratamento da acne é muito indicado pra quem tem quem tem essa sensibilidade, por isso costumo indicar também um acompanhamento nutricional.”

O cacau é considerado um superalimento, rico em antioxidantes, magnésio, zinco e selênio, algo que auxilia no controle do colesterol, da microcirculação, microbiota intestinal, entre outros benefícios. Então, ele obtém, inclusive, ação antioxidante, contribuindo para a pele de maneira geral. “ Os alimentos que hoje temos embasamento científico para dizer que podem piorar a acne são: alimentos de alto índice glicêmico, leite e derivados, especialmente do soro do leite, whey protein e complexo vitamínico do grupo B. Por isso, se você é desses que come algo e a pele já reclama, é bom evitar esse alimentos. Nosso organismo é muito particular, e cada corpo responde da sua maneira. Nem todas as pessoas pioram a pele com esses alimentos”, completa Lívia.

O ideal é o doce mais puro. “Opte por chocolates mais puros, com menos açúcar, acima de 70% de cacau, ou até sugar free, por exemplo. Isso ajuda a evitar efeitos colaterais”, finaliza.

Fonte: Lívia Fraga – Médica, especialista em estética (@draliviafraga).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo